quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um mal nunca vem só...

Quem é que inventou o raio da internet??

Se nada disto existisse eu ficava na ignorância e esperava por um resultado clínico, acompanhada por alguém.

Desde 5ª feira passada que tenho uma dor por baixo da mama do lado esquerdo, como fiquei com o peito todo partido desde que amamentei a Catarina, há muito tempo que uso soutien até para dormir. Detesto o meu peito, até já pensei em fazer um crédito para colocar implantes, mas mal chega para comer quanto mais para avarias!
A coisa que mais me orgulhava no meu corpo era o peito, agora Jesus! O meu marido diz que quem tem que gostar é ele e está óptimo como está, além disso foi por uma boa causa (nisso tem razão).

Ontem fui ao médico fazer uma ecografia mamária, poderia ser tensão pré menstrual se eu fosse menstruada, o que não é o caso... como já disse aqui.


Relatório clínico, hoje:



"... No seio esquerdo, na zona de transição dos quadrantes internos e em topografia peri-areolar, observam-se aspectos sugestivos de ligeira ectasia ductal com aparente conteúdo sólido (papilomatose?) ou líquido espesso no seu lúmen - a valorizar pelo contexto clínico..."


Fui ver o que significava pamiloma, é claro, só coisas boas!

Em 80% dos casos os nódulos (caroços) são benignos, não espalhando-se para outras áreas do corpo e não gerando risco à vida da mulher, entretanto doenças benignas podem necessitar de tratamento ao causarem desconforto e deformação mamária. Embora a maioria dos nódulos encontrados sejam benignos, estes devem ser investigados, pois não devemos esquecer que essa é a principal apresentação do câncer de mama e que o sucesso no tratamento depende da detecção precoce da doença. 
As principais causa benignas de nódulos (caroços no seio) são apresentadas abaixo :


ECTASIA DUCTAL
Ectasia Ductal é a dilatação dos ductos terminais que ficam embaixo da aréola. A formação do nódulo doloroso geralmente ocorre em fases mais tardias, com ou sem retração da pele que circunda a aréola. Pode ocorrer também saída de líquido e inversão do mamilo. É uma doença mais comum em mulheres próximas à menopausa e que amamentaram. O tratamento é a retirada do tecido mamário envolvido se houver incômodo para a paciente.

PAPILOMA INTRADUCTAL

Papiloma Intraductal é um crescimento de células dentro do ducto mamário, que ao obstruí-lo forma um tumor. Pode ser acompanhado de secreção clara ou até sangramento pelo mamilo. O tratamento é a retirada do nódulo.

Também pesquisei na Wikipédia, mas a conversa é basicamente a mesma.

Um mal nunca vem só e é verdade.
Já não bastava a crise, as dificuldades da vida, a loja que não chega a fazer 100€ por mês, ainda vem isto a ajudar.


Mais valia ter ficado quietinha, não teria ido pesquisar nada e só saberia o diagnóstico na altura certa.

21 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Felizmente amamento há quase 2 anos e não noto grandes diferenças no meu peito... está praticamente como antes :)

Que tudo corra bem, pode ser que não seja nada de complicado! Pensamento positivo ;)

Deusa disse...

Não acredito em uma coisa destas.Mas quero te dizer que conheço pelo quatro mulheres uma delas minha prima que tem esses nodulos,inclusive eu tenho quatro nodulos no pescoço(ocultos),o problema só existe se eles alcançarem centimentros,enquanto estiverem em milimetros e necessario ir olhando vez em quando se estão estavéis.Portanto nodulos benignos podem ser tratados sem cirurgia.Quando fiz o exame e vi que tinha esses nodulos,fiquei preocupada,mas agora cinco anos depois ainda estão do mesmo jeito,no seio e diferente porque doi,então ele deve passar algum remedio para a dor.
Não me deixe sem noticias.
Deusa

Carla disse...

Lúcia... tu és o contrário de mim: eu gosto de pesquisar e saber de antemão os cenários possíveis.

Não vou pôr-me aqui a dar palpites, só desejo que te corra tudo bem. Quando vais saber alguma coisa concreta? Nessa altura conversamos as duas... porque eu também tenho matéria de conversa... e também é por motivos de saúde.

Pensamento positivo

100 Pretensões disse...

POis é mas eu também sou assim,pesquiso tudo na internet mas o melhor é teres muita calma e esperares porque só mesmo o médico te diz, com certeza o que tens.
Não stresses antes do tempo, pensamento positivo e muita força.
Quando fores ao médico depois conta o resultado, sim?
beijinhos**

Teresa disse...

Olá Dama,
Infelizmente não te sei dizer nada sobre isso porque não percebo.
Mas tem cuidado, porque a informação da Wikipédia não é 100% segura.
Por isso espera que o médico veja e depois ele te dirá o que fazer.
Bjs
Teresa

Casa Encantada disse...

Nunca devemos procurar destas coisas na net, é sempre o pior e deixa-nos sempre confusas...e no fim não é nada.
Desejo-te muita sorte e q a tua vida comece a melhorar do fundo do meu coração!
bj

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oi Lucia
Não pode colocar coisas ruins na cabeça não
Pensa que vai dar tudo certo e que Deus vai te proteger e Santa Terezinha do Menino Jesus vai fazer milagres em sua vida
Tenha fé!
Já deu certo
Amanhã faz 2 meses que perdi meu irmãozinho,esse foi um ano muito dificil e complicado para toda minha familia
Mas se Deus quiser tem que melhorar né amiga
Fica forte e coragem que tudo vai sair bem tá
Quando quiser conversar é só chamar
Beijo

Anabela disse...

Eu acho que estas coisas quanto mais rápido se souberem melhor, mas tb não podes entrar em stress. Vais ver que com a ida ao médico e a respectiva explicação dele as coisas te vão parecer menos negras.
Fico a torcer para que tudo corra bem.
Beijinho grande

Adriana disse...

Calma, menina!!! Espera acontecer; vá ao médico, vê o que há de verdade, e hoje a medicina tá super avançada, vc sabe disso! Fé em DEUS!!
Beijinhos

olga oliveira disse...

Olá! Boa noite! você realmente tem razão," mal nunca vem só". Mas pode ter certeza que sempre damos conta de todos.E você vai dar conta deles direitinho, porque Deus manda-os e junto nos dá muita força, e me parece que vc é uma guerreira. Boa sorte.Beijos

sabi disse...

Não te preocupes, vais ver que tudo te corre bem :)

Anónimo disse...

Lúcia, nao tires já todas as conclusoes antes de falares com um médico. A internet tem um lado positivo mas também tem muita informacao geral e cada caso é um caso. Nao desanimes, seja o que for já foi identificado e vai com certeza ser tratado imediatamente;
Isso é o amis importante! Beijinho e nao desanimes!

Nao fiques triste com os resultados da loja, comecaste há tao pouco tempo! A maior parte dos negócios dao prejuízo nos primeiros meses! Nem é o caso, estás a ver? Se dá ou nao para cobrir as despesas é outra coisa, mas nao baixes os bracos. É dificil mas temos de ver os problemas separadamene, senao temos pela frente uma montanha impossível de escalar.

Coragem, hein!
Um beijinho
Paula M.

Susana Arnaud disse...

Que desanimo é esse???? Coragem Amiga!!
Bem sei que é preocupante e que todos nós gostamos é de ver os médicos pelas costas, mas vais ver que não é nada e que um dia vais olhar para esta altura como uma fase menos boa.
Sei o que te digo...
Ainda ando nessa fase... mas vou ultrapassar e TU TAMBÉM!
Força! Estou a torcer por boas novidades!

Poupadinha disse...

A minha mãe tem o peito cheio de nódulos, mas são benignos, só tem de andar vigiada. Pensamento positivo, vais ver que é só um susto.

Eu sou como tu, qualquer coisa vou logo investigar, prefiro saber do que ficar na ignorância.

Beijinhos e depois diz como correu. E depois falo contigo sobre o abajour.

luarte disse...

Amiga querida, as notícias não são animadoras, mas também não vais esmorecer. A internet dá-nos muita informação preciosa mas também cria muitos equívocos. Em relação a doenças pinta a coisa completamente negra. Eu que o diga.
Eu deste lado estou a torcer assim: não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada, não há-de ser nada...
Um beijo grande no teu coração.

Sissamar disse...

É mesmo querida! A Internet é muito boa, mas neste aspecto é terrivel! A minha filha passou por um problema aqui há 3 anos que acordava de manhã e não conseguia por-se de pé! Fez análises carissimas e claro, cada resultado que vinha, lá ia eu pesquisar na internet. Até que começei a entrar num esgotamento nervoso e o pediatra dela disse-me que para o meu bem e sobretudo para o bem da minha filha, para não pesquisar essas coisas na internet. È dificil de resistir e verdade seja dita, continuo a fazê-lo. Agora, sei que não te vai acalmar muito, sei que talvez até vás ouvir muitos exemplos, mas eu tive um caroço muito grande qd tinha cerca de 17 anos. Andei a ser controlada de 6 em 6 meses para ver se não crescia mais, caso contrário teria de ser removido. Felizmente reduziu bastante embora não tenha desaparecido já quase não se nota e só mesmo eu o consigo apalpar, a médica nunca nota nada só mesmo nas ecos aparece uma coisinha de nada. A prima do meu marido tb teve uma coisa parecida mas o dela foi retirado, para que não degenerásse. Quando tens consulta? Não te assustes se te pedirem biopsia, eu tb a fiz aos pulmões e já se sabia que não era cancro. As biopsas não servem só para isso. Não te assustes e procura um médico ou então se não conseguires mesmo esperar, liga para o saúde 24, explica que estás muito nervosa com o resultado e querias umas luzes de alguém. Eles são muito simpáticos e concerteza não te deixam sem resposta. Vai dizendo alguma coisa.
Beijinhos grandes!

Cláudia disse...

Boa sorte, o mais importante é não sofrer por antecedência!
Beijinho cheio de força!

Sissamar disse...

Não tens de agradecer, é de coração!
Quando tens consulta?

daniela disse...

Caramba, para não dizer coisa pior, não venho aqui há 2 dias e encontro esta novidade. Parece que este ano não há sossego para ninguém, livra.
Minha querida, fica calma, não penses no pior, porque pode não ser nada grave, às vezes o peito pode produzir coisas sem ser nada grave, pode ser hormonal o que até será normal no teu caso, já que não tens período. A minha mãe ainda há pouco tempo também andava com líquido no peito e não era nada. O stress às vezes pode provocar isso.
Não te quero preocupada e com minhoquices na cabeça, se Deus quiser não há-de ser nada. Tens de ter pensamento positivoe muita força.

Se precisares de mim, aqui estarei.

Tinosga disse...

Há 11 anos,foi-me diagnosticado um carcinoma no colo do útero.Tinha 33anos.Tenho 2 filhotas,na altura com 8 anos e outra com 18 meses.Como faço exames anuais,foi logo,logo no inicio e... cá estou eu para contar a história.A 1ª semana foi terrivel,parecia q o mundo ia acabar,mas depois pensei que essas malditas células não eram mais fortes do que eu.Muito apoio, carinho e atenção por parte da familia e amigos e é já meio caminho para a cura.Muita fé e pensamento positivo.Espero que tdo corra pelo melhor e vai dando noticias.Como tu me dás bons momentos com o teu blog, tb eu te quero deixar umas palavras de conforto.(espero que ajude). Bjocas

Ana (Ballet de Palavras) disse...

Olá Lucia,
O meu nome é Ana.

Por favor, mantenha a serenidade e, a calma.

Cada caso é um caso. Não sofra por antecipação e, não se debruce em pesquisas cujos termos técnicos a podem induzir em erro.

Independentemente do resultado, gostaria de lhe dizer que o cancro da mama tem uma taxa de sucesso de 90%. O meu caso é um caso de sucesso.

Visite-me se o desejar nos links que deixo.
http://balletdepalavras.blogspot.com/2010/09/existe-um-tipo-de-sentimento-ao-qual.html


http://balletdepalavras.blogspot.com/2010/10/nas-maos-um-livro.html


Um terno e, doce Natal.

Ana