quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sopa de Pedra e empadão de carne

Nesta altura de contenções temos que pensar em comidas que rendam e que nos encham de verdade, aqui por casa se fiser um jantar levezinho, no final da noite estão todos a atacar o frigorífico. Sandes, iogurtes, cereais, fruta, tudo serve para aconchegar o estômago.
A Sopa da Pedra é um prato regional desta zona, eu que não sou nada dada a enchidos provei e adorei.

Não é que acredite em desejos de grávida, mas já ao tempo que me apetecia uma sopa da pedra, curiosa fui experimentar fazer uma com os ingredientes que tinha em casa.

Sei que leva bastante mais carnes, toucinho e chouriços, mas fiz apenas com:
  • feijão
  • batatas
  • cenouras
  • chouriço de carne
  • carne de porco
  • bacon
Cortei as batatas e as cenouras aos bocadinhos bem pequeninos, cozi com o bacon, juntei o feijão encarnado (de lata), entretanto cozi a carne e o chouriço, cortei tudo aos pedaços, temperei com um bocadinho de azeite, vinho branco, alho, sal e coêntros.


Comecei a achar que a carne era demasiado para a sopa, no dia anterior tinha feito carne de vaca estufada e como sobrou, juntei tudo. Acrescentei metade de um chouriço.


Piquei a carne na picadora:




Fiz um puré instântaneo, temperei com sal e nós moscada. No final do puré junto sempre um ovo e mexo muito bem.




Refoguei uma cebola (já preparada como mostrei aqui).




Juntei a carne e coloquei no tabuleiro.


Cobri com o restante puré, e com uma gema de ovo pincelei por cima.


Não sei o que me deu neste dia, passei a manhã toda a preparar estas refeições e no almoço, lembrei-me de fritar uns ovos com o bacon que aproveitei e umas batatas fritas.




No final ainda pensei " Lucia Maria, sinceramente, fartaste-te de fazer comer e agora comes uns ovos..."

Para terminar em grande pensei, já tenho o jantar feito e o almoço para os jeitosos levarem, ou seja a cozinha vai-se manter limpinha até amanhã, pelo menos.
 Pois sim,. Chega o meu irmão, olha para o comer e diz:
- "Epá já fizeste o jantar? Hoje apetecia-me mesmo um hamburguer no pão, com ovo estrelado, queijo e fiambre... não te importas que eu faça? Se quiseres faço um para ti."

Se ele não fosse tão grande tinha-lhe apertado o pescoço! Mas enfim, ele fez, comeu e no fim limpou o fogão... menos mal.

A Catarina adorou o empadão e a sopa de pedra também estava muito boa, todos repetiram.

Deixo aqui a receita original do restaurante onde se come a melhor Sopa da Pedra.

15 comentários:

HSS disse...

Amo a gastronomia portuguesa e esses dois pratos são maravilhosos!
Bj

Sissamar disse...

QUe belo aspecto! Tb já fiz cá em casa pq adoramos, mas a primeira vez que comi foi num restaurante em Almeirim, mesmo em frente á praça de touros (O pinheiro). Era tão boa que ainda trouxe um balde de 3 litros com sopa! Sim é mesmo um balde com o logótipo do restaurante e tem uma asinha e tudo ehehehehehe!
Beijinhos

Paula M. disse...

É uma das minhas sopas preferidas! Agora que vem aí o frio, sabe mesmo bem!

Bjs

sandra santos disse...

eu tambem faço assim a sopinha!!!

Deusa disse...

Maldade esta foto...que vontade...me encheu a boca de água...que isso Lucia Maria?...queres me matar?
Parece DELICIOSOOOOOO,podes comer a vontade,deixa apenas os doces porque senão podes engordar um pouco mais que o necessário,agora tens que comer por dois....
Fico feliz de te ver assim...cheia de vida...
Os homens são assim mesmo,ontem quase me mato fazendo uns salgadinhos que meu marido tanto queria,quando ele chegou,comeu um pedaço de pão com manteiga e dormiu no sofa...quase mato ele com o pano de prato....kkkkk,ele não entendeu nadinha,mas teve que comer os salgadinhos.rs,se solbesse que iria comer qualquer coisa,teria comprado tudo congelado e não passaria o dia com a barriga no fogão...hã.
Beijinhos
Deusa
vasinhos coloridos
Obs:Lucia,olha la no meu Blog e me da uma ideia com esta casa,estou cansada de tentar...la no fundo da sala,perto do sofa esta a porta de entrada que corta a sala,a mesinha não cabe na salinha,junto com os sofas e a o rack,cansada de tentar.Criei um cantinho de leitura antes da mesa de jantar,não sai na foto,mas na hora vi que não tenho os vidros de licor e coloridos que nem os teus,mas vou compra-los.Depois mostro,não e nada demais.
Deusa

Conceição disse...

Lucia Maria, Lucia Maria!
A grávida é você mas quem ficou com vontade de comer esse seu empadão fui eu! Huummmm!!

Poupadinha disse...

Também detesto que vão desarrumar o que está arrumado, deve ser por isso que não gosto de cozinhar. Detesto desarrumar a cozinha, eheh... são pancas!

Te disse...

É isso mesmo comidinhas que enchãio a barriguinha é que é bom. A minha mãe de vez enquando faz uma coisa que nós adoramos, o nome exacto não sei, mas nós chamamos chili, é com feijão carne picada e minho e enche que se farta. Por mais que tente op meu chili nunca sai igual ao dela :-(

Bolas passar horas na cozinha e depois aparecer alguém que só quer um hamburguer no pão, isso é mesmo de ter vontade de apertar o pescoço ao espertalhão. eheheh :-)

Beijinho.

Sandra disse...

Olá Linda!
Como estás?
Para além de me teres deixado com água na boca, numa coisa estou 100% de acordo contigo, o restaurante do toucinho tem a melhor sopa da pedra, com direito a pedra e tudo. Para além de tudo muito bem decorrado com aquelas cabeças de touro. Ja é a segunda vez que lá vou e quando voltar a Almerim é paragem obrigatória.

Beijocas grandes e abençoadas

ana disse...

Eu adoro sopa da Pedra! Sempre que posso dar um saltinho a Almeirim lá vou eu matar saudades. Moras para esses lados? Eu nasci em Santarem.
beijinho

Ana disse...

Que delicias :) Têm muito bom aspecto :)

A Produtora de Paparoca disse...

Eu adoro sopa da pedra. Especialmente nos dias de frio. São uma delícia. Bjnhos :)***

Dama das Camélias disse...

Hummm, que bom que toda a gente gostou! Posso dizer que vou repetir, deu trabalho, mas ficou mesmo muito bom.

É verdade somos de uma pequena aldeia perto de Santarém, cerca de 20km.

Deusa, vou passar por ai.


Beijinhos

Anónimo disse...

DANIELA

Isso é que foi cozinhar nesse dia, hi, hi. Está tudo com um excelente aspecto.

A do teu irmão foi de matar, típico da espécie masculina, aaahhhh.


Beijinhos

Mafalda S. disse...

É uma das minhas comidas preferidas (a sopa de pedra)! Obrigada por disponibilizares o link para a receita!

Beijo