quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Marmelada caseira

Há uns tempos, os campos aqui pela zona estavam cheios de marmelos, como que se fossem divisórias para a estrada. Segundo a Ana do blog Galhos e bugalhos, o marmeleiro é uma árvore que pega pela estaca, basta arrancar um ramo, colocá-lo na terra e ele pega por ele mesmo. Penso que por aqui se colocam marmeleiros para dividirem os campos, não me parecem sequer cuidados. O facto é que estão há beira da estrada carregadinhos e ninguém lhes pega.
Ora eu e a Catarina aqui em casa adoramos marmelada, um destes dias em passeio, resolvemos apanhar alguns.
Perguntei por uma receita, a D.mãe disse-me uma e a D.Ju outra, mas ambas utilizavam o mesmo processo:
  • 1kg de açúcar
  • 1kg de marmelos
  • 1 pau de canela

A minha mãe descascava-os e tirava o caroço, a D.Ju não. Como sou muito despachada, resolvi-me pelo mais prático, não descasquei tirei apenas o caroço.

                           

Lavei-os muito bem e coloquei na panela de pressão juntamente com o açúcar. Esperei cerca de duas horas e o suco do marmelo fez o sumo com o açúcar, adicionei apenas um copo de água.
Depois da panela de pressão começar a ferver esperei 5 minutos e desliguei o lume.


Passei metade pelo pass-vitte e a outra metade com a varinha mágica...




Cada uma delas dava o seu parecer, mas ambas me pareceram  bem.
Depois de duas semanas a que foi passada com a varinha mágica, solidificou bastante, ficou mais escura, mas muito boa. Na altura estava até um pouco liquida, como se fosse doce.


Feito isto, tenho marmelada para o ano inteiro e ainda um cabaz para oferecer no Natal.
Sei que com as cascas do marmelo e o caroço também se faz geleia... mas eu não aprecio, por isso nem experimentei.

19 comentários:

Carla disse...

Já me roubaste a ideia para o Natal... este ano foi oferecer doce feito por mim ;)

Nada mau para primeira experiência hein?!

Beijinhos

Sissamar disse...

Olha que bela marmelada! Fazes tu muito bem! Eu tb andei a fazer no feriado, doce de abóbora e agora vou fazer doce de maçã. Tb será para dar nesta época (que eu detesto) que se aproxima!
Aqui em casa comemos poucos doces, mas de vez em quando sabe bem. Sou capaz de ficar com um frasquinho de cada e o resto já tem destino!
Beijinho

Betty disse...

Muito bem. Eu nunca fiz porque a sra D.mãe da "je" faz marmelada e geleia todos os anos. Uma dica tu não aprecias geleia mas há quem aprecie e tinhas feito na mesma e oferecias.
Bjs
Betty

Dama das Camélias disse...

Carla, este ano vai ser economia total para o Natal. Um doce caseiro para as senhoras e um licor para os senhores. Prendas só para as crianças!

Betty... pois foi, falta de lembrança!

Sissa, então não gostas do Natal?Eu gosto de o passar eu passar em família e em boa companhia. Espero que os teus doces corram bem ;p))

Beijinhos

Ana (A mamã é só minha) disse...

Tem muito bom aspecto. Eu faria geleia, também adoro. Aliás, aprecio muito doces de fruta caseiros, são muito mais saudáveis e económicos.

Beijinhos

Cláudia disse...

eu não gosto de marmelada, mas a minha mãe adora e como por cá não há marmelos assim à deriva, ela todos os ano compra uns quilos deles e faz marmelada caseira com essa mesma receita. passa com a varinha e dá para imenso tempo.

monica ventura disse...

Olá boa noite!
Lúcia ficou com bom aspecto,eu tbm fiz,até fiz postagem no blog,achei muito legal você fazer porque a maioria das pessoas que conheço jovens dizem que dá muito trabalho,mas vale a pena não se compara com aquelas compradas,te dou os parabéns,tbm fiz a minha com a casca e passei a varinha mas ficou de cortar adoro,bj

Deusa disse...

Que delicia...mas amoooo marmelada,amo.Não temos marmelos assim,as vezes se ve nas arvorezinhas,mas são poucos,mas eu sempre compro pronto,industrializado,não chega aos pés deste feito na hora,sem nenhum produto...amo,parece uma delicia dna Lucia.
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Su disse...

Isto é pecado ;)
Não faças mais posts destes, sim? pode ser? eheheheh

beijinho e continuação de uma bela gravidez. A vida é bela.

Dama das Camélias disse...

Que bom que todas gostam de marmelada, ehehhe.

Su, é verdade... nós é que damos cabo dela!

Beijinhos

HSS disse...

Lúcia ficou com uma cor muito bonita, adoro marmelada, mas nunca preparei.
Temos que aproveitar os frutos da época e preparar para o ano todo, temos que driblar a crise!
Bj
Helia (HSS)

An@ disse...

Olha que bela marmelada aqui vai!

Muito bom aspecto.
Eu costumo ter que a minha tia faz e dá-nos mas fazer... nunca fiz!

Gosto muito de pão com manteiga e uma fatia de marmelada ou queijo fresco com marmelada!

Nham nham ...

Beijos
Afagos na barriguinha

Ana Mourão disse...

Olá Dama,
Obrigada por mencionares o meu blog. A marmelada tem bom aspecto. Também faço marmelada, com os meus marmelos, mas perfiro a marmelada branca. Dá trabalho fazer marmelada, é lento, tem de se esperar e tem de ser feita com carinho. No fim, quando oferecemos a marmelada, o que estamos a oferecer é o nosso carinho e isso nota-se no sabor. Boa continuação
Ana

Anónimo disse...

DANIELA

Nham, nham, nham, que delícia. Para primeira vez está divino.
Eu não faço doces, porque só sou que os como, o bebé fica meses sem tocar num, logo nem compensa fazer só para mim. Compro feito, e vou comendo, já que um frasco dura-me muito tempo.

Beijinhos

Formiguinha disse...

Olá Lúcia;

fiquei encantada com a marmelada,
está com uma cor linda e um aspecto fantástico. Deve estar uma delícia:)
Nunca fiz, felizmente a minha mãe faz-me todos os anos para a minha Casinha e para oferecer.

Parabéns pela marmelada e pela tua linda barriga:) Estás linda!

Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha

Paula disse...

Hum! E que bom aspecto que têm as duas!
Bom fim de semana!

Corina de Oliveira disse...

Sabes... a única marmelada que consigo comer é a que a minha mãe faz. Ela faz de uma maneira que não sei como fica sem gromos, nao muito escura e deliciosa... eu muitas vezes é marmelada com pão e não o contrário xD LOLOL

Desejo que tenhas um excelente fim-de-semana! :}
Beijinhos ***

A Produtora de Paparoca disse...

Que aspecto delicioso!!!
Eu quero fazer é doce de abóbora, a marmelada está também na lista. Bjnhos :)***

HSS disse...

Tem sorteio no blog, passa lá e participa, diz a fofinha da ruivinha para participar também, não tem idade limite rsrsrsrs
bj e bom fim de semana!