segunda-feira, 4 de junho de 2012

... cá de casa


A Victória, que era uma bebé muito tranquila nas suas 3 primeiras semanas de vida, agora tem-se revelado uma reguila! 
Já se ri bastante com aquele sorriso babado e desdentado que nós adoramos, já quer agarrar tudo com as mãozinhas, embora não consiga, e vai fazendo a delícia dos nossos dias. Mas fora estes momentos doces, chora e chora muito. Tem dias que chega a ficar duas horas a chorar... faz sonos de 10 minutos e não me deixa fazer praticamente nada. Pensei que pudesse ser fome, mas ela tem engordado bastante a olhos vistos, e de noite dorme 4 horas seguidas (por acaso dá sempre umas noites boas aos papás).
A minha filha parece ter um relógio, chora a partir das 10 da manhã até às 10 da noite, depois dorme tranquilamente e só acorda para mamar.
Não me queixo da minha filha, mas que ela não me tem deixado fazer nada... não tem.

Tenho familiares que não acreditam e só se apercebem quando estão com ela, como foi o caso de ontem numa festa de aniversário.

Já não reconheço a minha casa, há bastante tempo que não consigo fazer uma limpeza a sério, tomar um banho tranquilo então, já nem sei o que é isso.
Há dias pedi à Catarina para olhar pela bebé enquanto eu ia tomar banho, mas ainda mal tinha molhado o corpo já ouvia os gritos desesperados "Oh mãaae, o que é que eu faço??

Temos momentos muito divertidos.
 Momentos em que olho para as duas piolhas a dormir na minha cama e me sinto a mãe mais feliz do mundo!
Momentos em que oiço as conversas da mais velha para a mais nova: " Andas aí a chorar para quê? Queres ser mariquinhas, a mim também me doí a barriga e não choro por causa disso." 
Quando eu digo "Catarina a bebé está a chorar, vai lá ver" e ela responde: "Para quê? Ela só se cala contigo!" (o pai costuma responder o mesmo) - e depois vai a correr e diz: "Vá-lá não chores eu já estou aqui..." 




Fico mesmo babada :)

Adoro estes fins de tarde, onde o sol entra pela janela da sala e traz esta calma que eu tanto preciso.


É por tudo isto que não tenho conseguido actualizar este blog, mas agora começo a organizar a minha rotina e espero conseguir andar por aqui mais vezes.
Nestes últimos tempos para responder a um email, chego a usar o computador 4 e 5 vezes... depois desisto.

Ser mãe, não são só "flores" nem alegrias o dia todo, mas é o melhor do mundo!

41 comentários:

Paula M disse...

Tão bonito, o teu post! O que importa é que estão bem, estes primeiros meses são assim mesmo. E se ela te dá 4 horas de sossego durante a noite, vá lá, vá lá... Aproveita e tem paciência, daqui a pouco ela já está mais independente e tudo será mais fácil.

Um beijinho

Maria João disse...

E é mesmo Lúcia,

O Gonçalo, quase nos seus 30 meses, continua a ser uma criança difícil, faz grandes birras, chora por duas razões, por tudo e por nada, confesso que tenho alturas em que me passo completamente, mas quando ele não está com birra e olho para ele, dá-me uma alegria tão grande, amo-o tanto, que até me esqueço das birras.

Eles são de facto maravilhosos.

E vais ver, a Victória qualquer deixa as birras e vão ser só bons momentos.

Beijos,
MJ

Jaqueline disse...

Oi querida suas filhas são lindas de viver, parabéns... Quanto ao choro será que não tem uma razão? colicas, dor de ouvido? digo isso pois meu menino chorava muito quando bebe e os medicos diziam que era normal, até que com 3 anos fui leva-lo ao cirurgiao para operar a fimose e descobri que um dos testiculos dele nao estava no saquinho como devia, não havia descido estava ainda no canal inguinal, e segundo o cirugião a dor dele era devido a isso, então penso que todo aquele choro que me deixava louca tinha um motivo, claro que a sua gatinha apenas queira um colinho de mãe, muita saude e felicidade para esta familia linda...

bjs, Jaque

ana cerneleanu disse...

Oh querida!!! Eu que tenho andado tão fugida daqui nem tinha visto que já tinhas a tua menina. Muitos Parabéns!!!!!!!
Desejo muitas felicidades para os 4. Tudo de bom!
beijinho

ce. disse...

Que fofas :) lindas mesmo!

Um beijinho grande e nós esperamos deste lado que voltes a ter tempo para a blogosfera...as meninas primeiro :P

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Andas entretida!!! :)

A minha está um pouco melhor do bolçar, mas ainda não desapareceu completamente.

Dorme 8 horas de noite :D

Já ri muito das graçolas que fazemos, adora ver os brinquedos a mexer, e..... é uma marota já descobriu que atrás dela está uma tv que a mãe espreita enquando dá de mamar, qd termina a mamada toda ela se vira e revira para espreitar a televisão!

Começou com as birrinhas de choro para dormir. De semana acabam por ser mais pequenas ou inexistentes pq só nós as duas é mais facil po-la logo a dormir qd inicia a birra. Ao fim-de-semana com a agitação às vezes chora mais um bocadinho... mas ainda não bateu o record da tua, das duas horas.

As cólicas e dores no estomago por causa do ar estão mais calmas, alias acho que nem tem tido dores!!

A casa, vai-se arrundo qd ela dorme... falando nisso, tenho de ir passar a ferro.

O blog? Ui... tá cheio de pó!

;) Tudo de bom para vocês ;)

sandra disse...

Sei bem o que isso é a minha filha é mt arrebitada mesmo agora passado 6 meses se eu contar ninguem acredita não consigo fazer nada com ela temos de ter paciencia esta fase passa mas as vezes estamos mt cansadas :)
bjinhos

Sini disse...

Que fotos tão ternurentas! :)
Imagino que não deve ser fácil! Um bebecas dá muito trabalhinho!!

Ana Násily disse...

pergunta boba esta, mas vc já conversou com um médico? meu filho tinha o mesmo probleminha, meu filho mais velho e descobri que era a fralda...a noite ele melhorava pq eu colocava a fralda noturna e com isso a fralda que eu usava durante o dia não o incomodava...pode parecer bobo mas comigo foi assim, de todo caso espero que sua filhota passe por esse momento logo. bjs grande

Kyla disse...

Ai...sei tão bem pelo que estás a passar. A minha também não me deixava fazer nada. Só queria colo e só acalmava assim.
Agora com 2 anos já está mais independente. Mas elas estão sempre a mudar e não sei o que me espera de hoje para amanhã!

Isso do tomar banho, só há poucos meses pude fazê-lo mais descontraidamente. Fecho-a comigo na casa de banho (quando estou sozinha com ela). Fica sentadinha na cadeira e mesa de plástico que levo de divisão em divisão e fica a brincar com os livrinhos ou outro brinquedos à escolha. Enquanto está ali fechada no wc, não anda a sarandar pela casa a fazer algum disparate e eu fico mais descansada. Também são só 10 minutinhos.

Ainda bem que a tua filha já está grandinha e sempre pode dar um olhinho na pequena.

As fotos estão muito amorosas. Parabéns pelas 2 belezas! :)
Beijinhos

An@ disse...

Fico feliz por estarem todos bem e em harmonia!

:)

Ser mãe é viver todas as emoções sem dúvida nenhuma!
Uma boa semana

A Produtora de Paparoca disse...

Eu não tenho filho, só conheço essa rotina através de amigos (sei que não é a mesma coisa), apenas a posso aconselhar que recolha forças dos sorrisos e do amor. A casa por vezes terá de esperar, não podemos viver só para a casa e a pequenina irá crescer muito rápido. Força e bjnhos.
:)***

Marisa Reis disse...

Sim, realmente não é só flores por vezes há muitos espinhos, adoro vir até ao seu blog e há alguns meses atrás ia comparando a minha barriga com a sua, mas infelizmente a minha gravidez ficou pelas 12 semanas. Continuo a vir aqui ver cada actualização, espero que a Vitória volte a ser risonha e deixe o choro só para quando é mesmo necessário. Beijinhos e que tu lhes corra bem.

Patrícia disse...

Minha querida Lúcia.... como te compreendo.... a Mati tb tem feito sonos de periquito e faz birras tais, que costumo dizer que, se ela fosse a 1ª não tinha 2º filho!
Mas de noite compensa: dorme 10 horas seguidinhas! E ás vezes 12! E tb tem dias que até me deixa fazer qq coisa! O pior é qd ela dorme e qd pensas "agora é que vou ali lavar as wc's" e estás a por detergente nas coisas e ela acorda! Pois...
Mas depois, quando elas ao fim de semana dormem as duas na minha cama agarradinhas a mim, esqueço logo todos os contratempos! :))
Ser MÃE é a profissão de desgaste mais rápido que existe, mas também é a melhor do Mundo! :)
Um beijo enorme, querida e alento!

MEIREANDAK disse...

oi Lucia ,então a Victória andas a chorar rsrsrs deve ser as colicas tadinha ,logo acaba e ficarás mais calma se Deus quiser,o meu viktor chorava era dia e noite chequei a ficar de orelhas roxa e dormindo em pé de cansaço rsrsrs aqui a casa está indo mais ou menos maridinho fazendo de tudo em casa ,agora está sendo très empregos e eu só parada e doida para ajudar,e fazer do meu jeito não vejo a hora destas férias(inesperadas )acabar ,mãe ,dona de casa não devia ficar doente é muito difícil para um dia a dia rsrsrsrs amei estas fotos da Catarina com a bebezinha estão lindas,boa sorte por ai bjs

Entre Ideias e Agulhas disse...

Olá,
Que encanto viver em familia.
Quando começarem a dizer, que querem saír á noite....ainda vai ter saudades desses momentos todos.
Deus vos abençoe. Beijinos

Dama das Camélias disse...

É verdade Paula, eu penso sempre "podia ser bem pior...!"

Dama das Camélias disse...

Bolas com 30 meses eu já lhe dava uma boa sova! Ehehehe, estou a brincar, eles são mesmo o melhor do mundo.

Beijinhos

Dama das Camélias disse...

Bolas, pobrezinho tanto tempo a sofrer e ninguém dava por nada. Eu espero que não seja nada de mais...

Obrigada :)

Dama das Camélias disse...

:) não faz mal eu também tenho andado tão desaparecida!

Dama das Camélias disse...

Oh Gaspas, 8 horas seguidas hummm que bom! Esta também já espreita a televisão, mas eu achava que era só para ver de onde vinha o som... será que a malandra já quer ver os bonecos? Ponho já isto no Panda e deixo-a entretida a tarde toda! ;p))

Dama das Camélias disse...

6 meses?? Eu achava que daqui a mais um mezinho isto passava!
Boa sorte para ti :)

Dama das Camélias disse...

Ana se visse a birra que ela fez no médico! Quase que não dava para ouvir o coração ao auscultar com tanto grito que ela dava :)
Estava tudo bem, a médica diz que devem ser cólicas... espero que seja mesmo só isso.

A fralda eu uso as mesmas de dia e de noite por isso acho que não deve ser por aí.

Dama das Camélias disse...

Obrigada Kyla :)

Ainda no outro dia estava sozinha com ela e levei-a na espreguiçadeira para a casa de banho... tinha mesmo que sair e tinha que tomar banho! Foi rápido, mas eu acho que os meus vizinhos devem pensar que sou uma desnaturada e deixo a bebé sozinha a chorar :)

Vamos lá ver daqui a dois anos se ela se comporta :) a irmã não era nada assim.

Beijinhos

Dama das Camélias disse...

Todas mesmo :))

Dama das Camélias disse...

É verdade às vezes parecemos umas maluquinhas com a casa :) mas neste momento isto já nem é maluquice... é javardice!

Obrigada pelas palavras :)
beijinhos

Dama das Camélias disse...

Oh Marisa que pena, fico mesmo triste porque imagino a dor de uma mãe ao passar por tal. Desejo-lhe tudo de bom e obrigada por continuar a passar por aqui :)
Um grande beijinho e felicidades

Dama das Camélias disse...

Tens toda a razão Patrícia :)) É isso tudo!
Beijinhos grandes

Dama das Camélias disse...

Pois é, chora até ficar roxa!!
Espero que estejas melhor, vou passar por aí.
Um beijinho

Dama das Camélias disse...

Ehehhe, nessa altura vou obriga-las a ficarem comigo por tudo o que tenho andado a passar!

Beijinho

Formiguinha disse...

Olá Lúcia:)

Que filhotas mais lindas!
Os primeiros meses por vezes são um bocadinho complicados mas nada se comparam à fase que estou a viver neste momento com o meu filho em plena crise da adolescência. Também deu-me muito trabalho quando era bebé mas agora dá muito mais. Quero o meu querido filho de volta:):):)

Tudo passa e o que fica é mesmo o nosso amor pelos nossos filhos que são pedaços de nós. Se pudesse arriscava outra vez e teria outro filho mas a vida não o permite:)

Desejo-te muitas felicidades para este momento encantador e aproveita bem porque passa rápido. Aproveita também a ajuda da tua filha que certamente é uma boa ajudante para com a mana mais nova:)
Também ajudei a criar a minha irmã, quando ela nasceu eu já tinha 10 anos.

Boa semana!
Beijinhos

Miss I. disse...

Que lindas fotos Lúcia!
Quando a Vitória crescer mais um pouquinho tudo regressará ao normal! Nós aqui te esperamos!


Beijinhos

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Penso que só vê as cores e mudanças de luz. Com 2 meses penso que os olhos ainda não vêm muita distancia!
Mas podes sempre po-la a 80 cm da televisão... hehe.

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Dama,
eu tive de verificar a pega que ela fazia. Procurei melhora-la e isso ajudou a que engolisse menos ar e tivesse menos dores. Teve de ser pq eu apercebi-me que engolia muito ar e a meio da mamada tinha de parar por causa das dores do ar que entrava.
Acho que a culpa tb era minha, vinha calibrada do meu filho que mamou até aos 26 meses, já tinha uma boca grande e mamava em qualquer posição, isso pode ter-me feito descuidar um pouco da pega com ela.

Elix disse...

Que fotos amorosas!!! É mesmo assim, os primeiros tempos são complicados... é um misto de alegria com um certo desespero... mas vai passar e a cada dia que passa temos mais e mais razões para sorrir. Paciência é o que é preciso e me parece que tens, portanto força! beijinhos grandes*

anamargarida disse...

Olá Lúcia
Gosto muito do teu blog.
A minha filha também chorava muito. Na verdade, os primeiros 2 meses de vida passou todo o tempo acordada a chorar e só adormecia de exaustaão ao fim de várias horas. Acalmou quando eu deixei de querer arrumar tudo em casa. Acch que ela sentia o meu cansaço e ansiedade. Fiz uma pausa nas tarefas domésticas e dediquei-me 100% à maternidade. Ela nunca mais chorou! experimenta só uns dias para ver se resulta. Se puderes lê Laura Gutman "A maternidade e o encontro com a própria sombra".
Há bebés que necessitam de mais atenção do que outros. Paciência nesta fase. Depois passa. A minha filha já tem 3 anos e é muito desenrascada. Teve a atenção (colo) toda do mundo e agora até despensa a minha presença em muitas ocasiões.
Felicidades e beijinho

Anónimo disse...

Oh querida,como te compreendo.A minha princesa tem 3 aninhos e ainda agora chora por tudo e por nada,foi assim desde o inicio.Ao ponto de eu perguntar à pediatra o porquê de chorar tanto e ela responder que estava bem,era apenas mau feitio e é bem verdade ahah.Ser mãe não é mesmo nada fácil e digam o que disserem,é muito bom,sem dúvida que vale a pena,mas também têm a capacidade de nos deixar malucas eheh
Desejo-te boa sorte nesta fase das cólicas,espero que passe rápido.Beijinhos para os 4

Nessa

Gaiatas disse...

Ao dormir à noite fica rabugenta durante o dia.. mas pode ser que seja só até entrar na rotina.
É lindo ver o amor das manas :)

HSS disse...

Torcendo para que a Victória fiquei boazinha durante o dia e deixe toda a família descansar! mas com o tempo ela vai melhorar, será que quer mais miminhos?
Bjs

Entre Ideias e Agulhas disse...

Ahahah pois! Eu sou um coração de manteiga e no meio dos beijinhos dela, eu acabo por ter trabalho dobrado.
Beijinho

monica ventura disse...

Olá Lúcia,tenho andado afastada do blog e nunca mais tinha vindo aqui te visitar, como tuas filhas estão grandes, a Catarina esta mocinha até já toma conta da Victória,e a Victória esta grande e linda parabéns pela sua família,muita saúde e felicidades para todos,beijinhos