segunda-feira, 18 de junho de 2018

Cozinha.... O centro da casa I

Quando entrámos pela primeira vez nesta casa a cozinha era apenas isto...

Não tinha nenhuma ideia definida para a disposição de uma cozinha, apenas gostava de ter o lava-loiça em frente à janela, mas gostei da ideia  daquele muro ali no meio para fazer uma ilha de pequenos almoços rápidos.















Não íamos conseguir reconstruir esta casa e pagar a renda da casa onde estávamos a morar, por isso a ideia era torná-la habitável com as condições que eu entendia e fazer a mudança o mais rápido possível.
As obras começaram em janeiro e em finais de fevereiro já aqui estávamos.
Para as nossas filhas não ia ser fácil, a Victória ainda levava a coisa na boa a Catarina nem comentava mas ajudava até que começou a ver betão por todo o lado, telhado, zero, banheira nada e perguntava como íamos fazer

Retirámos tudo, escovámos as paredes que tinham a tinta a saltar.









Imaginem que estão a ver estas fotos num circulo, esta é a cozinha em 360º na primeira foto a porta da entrada da casa e esta foto seguinte eram as duas únicas divisões com placa, mas sem telhado. Esta seria a sala a divisão à entrada da porta e ao lado da cozinha.



As duas portas na imagem acima eram dois quartos em que dava para ver as estrelas, um deles deu para aproveitar e deixar lá a tudo o que tinhamos na casa anterior. Era tudo ao molhe e fé em Deus, muita coisa ficou estragada, muita apanhou água nestes meses de chuva intensa desde fevereiro a Abril, mas nós sobrevivemos.

O jeitoso começou a construir os muros que lhe pedi, o conceito era uma "farmkitchen" adoro ter tudo á vista sem que ninguém precise perguntar onde está isto ou aquilo. Na parte superior umas prateleiras e está feito... claro que não está.





Cozinha com abertura para a sala, era imprescindível para mim, na altura eu disse que queria tudo amplo e uma janela em frente ao lava-loiça. Ainda tentei levar a ideia avante mas o gajo não deixou porque a canalização estava toda ali, blablabla se quisesse que partisse eu e abrisse os canos. Não abri, mas obriguei-o a colocar uma janela de 2m em frente ao lava-loiça na outra ponta da sala.

Achei imensa graça quando duas pessoas nos visitaram e disseram " ah vai aos poucos depois fecham a cozinha".
Fechada era ela, o homem fartou-se de partir paredes porque eu queria tudo aberto!


Antes:








Depois





No final do dia ele ficava com o meu irmão na obra e eu ia para casa com as miúdas tomar banho, fazer o jantar e arrumar as coisas.
Neste dia enviou-me uma foto e eu vi que era "amor para a vida toda" esta cozinha com a sala.





Os muros ficaram, as prateleiras já cá estavam em casa, acho que pertenciam a um café juntamente com outras coisas, e assim ficou uma cozinha provisória (acho que ainda é).







Esta divisão estava feita, faltava o quarto...





7 comentários:

Borboletas, blá, blá, blá,.... disse...

Mulher de arma!....Tudo começa a ter outra cor ... Adoro bj

nat. disse...

:)
Minha querida Lúcia! "Dama" Lúcia "das Camélias"... Os blogs americanos de decoração, DIY que sigo e gosto, à tua beira são uns meninos fraquinhos... (sem desmerecer o trabalho deles que em muito me/nos inspira)...
Eles pegam em madeira, um tico-tico e pregos e já está casa/divisão nova...
Tu agarras no martelo e no que tiver de ser e bora lá fazer O lar dos teus sonhos!

Beijinhos e espero pelo resto ♥

Debora disse...

Tenho acompanhado as mudanças da casa pelo Instagram e já acho o que foi feito muito surpreendente! Me encanto com as suas ideias, o seu esforço, o bom humor quando nem tudo dá certo e sobretudo com o companheirismo de vocês como família.
Você enxerga potencial onde poucas pessoas veriam e acho que quando a reforma estiver pronta esta vai ser uma das transformações mais impressionantes que já vi.

Val disse...

Olá Lúcia, se há alguém que consegue colocar esta casa de pé, não tenho dúvidas de que és tu. Com muito trabalho, decerto, mas és uma mulher que arregaça as mangas, sabemos disso. Coragem mesmo é mudarem-se com quase nada feito. É duro morar num local com obras a decorrer, muito duro mesmo. Beijinho grande, Lúcia, e espero te ver por aqui mais vezes para podermos continuar a acompanhar a evolução desta casa-lar!

Camila Faria disse...

UAU, a diferença é impressionante. Já está um encanto a sua cozinha ~ e olha que ainda nem está terminada. Adorei ver todo o processo de "construção". :)

Anónimo disse...

Que fantástico e corajoso! Gostava de ter essa visão do futuro para obras destas! Parabéns para toda a vossa resiliência! Inclusivé para as meninas!

Fátima Prazeres disse...

A Lúcia é mesmo uma verdadeira guerreira. Um exemplo de como "o sonho comanda a vida". Que nunca perca essa força que arrasta os seus e encanta os outros.
Beijinho
Fátima