quarta-feira, 23 de março de 2011

Isto não está fácil....



Cada dia que passa, apercebo-me de que a vida não é mais que uma mera passagem. E por vezes aproveitamos-a tão mal, chateamos-nos, discutimos provocamos e irritamos-nos com coisas sem a menor importância, perdemos dias a pensar nisso e perdemos imenso do nosso precioso tempo.
Uma amiga disse-me que a vitória está em saber "relativizar as situações", não me esqueço desta frase...

Hoje faleceu uma senhora muito querida, a avó do futuro padrinho da minha filha. Desde que os conhecemos, que são como uma família para nós aqui, já nos valeram de muito e são pessoas que sabemos que podemos sempre contar. Não pedem nada em troca e são assim desde que os conhecemos, sem nunca nos terem visto mais gordos.
Esta senhora com apenas 57 anos, estava a sofrer desde a véspera de Natal, foi muito sofrimento e muita luta para terminar desta maneira, uma coisa é certa: deixou muita saudade, mas não deixou nada por dizer.
Era uma senhora que não tinha qualquer problema em chamar "vaca" a esta e "cabrão" ao outro, não mandava recado por ninguém e dizia o que pensava na própria hora, que ninguém a tivesse como inimiga! Mas como amiga, era capaz de tirar a roupa no pior dia de Inverno para alguém vestir.


O tempo passa muito, mesmo muito depressa, e nós estamos aqui só de visita.

16 comentários:

Ideias No Sotão disse...

PoiS é isto é apenas uma passagem...
Bjs

Tânia disse...

É pena que as pessoas que mais gostamos um dia partem e esse dia é sempre cedo demais, tenha 20 ou 90 anos mas é bom guardarmos as melhores recordações delas nos nossos corações onde nunca morrem. É a melhor homenagem que se pode fazer: recordar o que de bom aprendemos com eles, um sorriso, uma palavra que por algum motivo tocou cá dentro, um gesto... tudo que os faça estar presentes...

Força e coragem! Beijinho grande

Patricia disse...

A vida é uma curta passagem, mas cheia de significado, com muita coisa para aprendermos, por isso, é preciso aproveitar bem o tempo, simplificar é essencial.

Meus sentimentos pelo falecimento da senhora, infelizmente ainda tão jovem.

Bjs.

Paula M. disse...

É mesmo, Lúcia, o nosso tempo passa depressa e a tua amiga tem razao, a vitória está em relativizar algumas situacoes.

Um beijinho e coragem.

Velud'arte disse...

É verdade.
Por vezes só ao passarmos por situações trágicas, damos o valor e nos agarramos mais à vida!

An@ disse...

Temos que aprender a viver no AGORA sem nos prendermos ao passado e nos preocuparmos demasiado com o futuro.

Perdemos os momentos, cada hora e minuto porque a nossa cabeça passa grande parte do tempo a matutar no passado e com receio do futuro... esquecemos que é AGORA que AQUI estamos!

Deixemos a vida fluir...para que enquanto aqui estivermos seja passado da melhor forma possível e aproveitarmos cada momento com as pessoas que amamos!

Tempo disse...

Os meus sentimentos, custa muito vermos partir pessoas de quem gostamos, ainda por cima com sofrimento. Sei bem que não há palavras que confortem nem que melhorem, é um dia de cada vez.
Beijinhos

Carla disse...

Eu já sofri muitas perdas na minha vida, infelizmente.

Mas foi preciso ver-me numa situação crítica, de incerteza quanto á minha saúde, para sentir aquilo que tu queres dizer.

Especialmente em relação aos outros: não posso controlar o que os outros pensam de mim, nem isso é da minha conta. Gastava energia (e consumia-me em nervos) por causa disso, mas agora já não faço fretes como fazia antigamente.
EU tenho a minha identidade, e não vou perdê-la para os outros.

Sissamar disse...

É verdade, estamos mesmo de passagem. O melhor que temos a fazer é aproveitar ao máximo e não perder tempo com quem o quer perder. Embora não seja fácil, pois aparecem sempre uns empatas no nosso caminho!
Bejinho

Bricolar e Poupar disse...

É verdade Lúcia... isto é uma passagem mesmo, temos de dar importância só ao que é realmente importante e muitas vezes nos esqueçemos disso.
Ontém faleceu o meu sogro, e nessas alturas vemos a nossa impotência perante as adversidades, em Deus devemos ter os olhos postos pois só nele está a salvação.

Poupadinha disse...

É verdade! É por isso que temos de aproveitar a vida da melhor maneira.
Os meus sentimentos.

Beijinhos

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

O melhor é aproveitar cada dia, cada pequena coisa, com um sorriso nos lábios e alegria no coração :)

Cláudia disse...

beijinho especial*

p.s. é mesmo assim, não devemos deixar nada por dizer. para o bem e para o mal!

Lúcia disse...

Obrigada a todas pelas vossas palavras.
De facto gastamos imenso tempo, energia e saúde com coisas sem sentido nenhum. Na verdade deviamos aproveitar cada minuto do nosso tempo, tenhamos 20 ou 90 anos.
Eu também não sei o tempo que cá vou estar... Há que viver um dia de cada vez em pleno!
Tenho mesmo que começar a pensar nisto a sério.

Bricolar, os meus sentimentos também pelo teu sogro.


Beijinhos a todas

Anónimo disse...

DANIELA

Lamento a tua perda, é sempre doloroso, especialmente quando quem parte deixa tantas saudades. Se ela estava a sofrer ao menos pode servir de consolo que ela foi descansar em paz. E ficam as boas lembranças para acalentar o coração de quem fica.

A vida é curta, e é lamentável quando ainda por cima existam pessoas que têm o prazer em perturbar a vida dos outros, não sabem ser felizes e querem estragar a felicidade alheia. Sem dúvida que temos de aprender a não deixar que isso nos afecte para podermos aproveitar melhor a nossa estádia aqui na terra.

Ontem soube de uma notícia que me deixou triste e chocada pela pessoa, uma futura mãe que teve de interromper a gravidez já com 6 meses porque o bebé tinha falta de órgãos, a mãe está desvastada e a família também. Quem nos socorre numa hora dessas? Só Deus para nos dar força e seguir em frente. Espero que consigam superar isso. Acho que saber destas coisas nos faz um clique qualquer e nos faz pensar na vida. Ui!!!


Temos mesmo de aproveitar a vida, quando nos deparamos com coisas tão tristes.


Beijinhos e um grande abraço de conforto.

De - Meu estilo é assim disse...

Viver não é fácil, sem dúvida.Enfrentar a morte, pior ainda. Mas é a consciência da morte, da nossa finitude, que nos faz apreciar e desfrutar mais da vida e das pessoas que amamos.
Embora seja difícil lidar com a dor da perda,precisamos aprender a encará-la como natural, uma vez que ela faz parte da vida.
A saudade que fica é muito grande, mas o que foi vivido com a pessoa que se foi, continua vivo em nós, para sempre.
Bj!

http://depoisdostrintaanos.blogspot.com
http://meuestiloeassim.blogspot.com