sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sling

Quando a Catarina nasceu não se ouvia muito falar em Slings, aqueles panos que enroscam os bebés tipo kanguru. Desta vez, tenho visto alguns e acho bastante interessante:


Basta um pano com vários metros enrolado na cintura e nos ombros com a maneira correcta, e o bebé fica tal como quando estava na nossa barriga, desimpedindo-nos as mãos e os braços para as nossas tarefas. No You tube, podemos ver imensos videos das várias maneiras de colocar um Sling.

           google images


Este texto explica muito bem:

Só acho que pelo preço que custam... mais vale fazer um.
Num sling e num pano, o bebé reencontra a barriga da mãe, a sua segurança, o seu conforto. 
E neste sentimento de confiança, o bebé vai poder crescer saudável e feliz.
A mãe/o pai, no mesmo tempo, vai poder dar ao seu bebé o que precisa, e guardar as mãos livres para cumprir as suas tarefas do dia-a-dia.

*

Durante os seus primeiros meses de vida, se o bebé tiver cólicas, observamos que elas se tornam menos intensas, e até se podem acalmar quando o bebé está colocado num pano ou num sling, em posição vertical barriga com barriga. Isso é provavelmente devido ao facto de estar aconchegado com quem o transporta, mas também de estar escondido no tecido (retirado mas não isolado da agitação do mundo), e de estar numa posição com partilha do calor humano, que favorece a digestão e a descontracção dos músculos da barriga.
Cólicas ou não, um estudo publicado em 1986 no jornal americano Pediatrics demonstra que os bebés transportados pelo menos 3 horas por dia choram menos (43% durante o dia e 51% a noite). 
Um bebé transportado num porta-bebé de tecido tem geralmente um sono de muito boa qualidade. Adormece muito facilmente logo que o necessita e acorda quando dormiu o suficiente. Se for acordado de surpresa, logo volta a adormecer sem dificuldade. E bem dormir durante o dia não estorva-o bem dormir a noite pois ele aprende rapidamente a diferençar o dia, em movimento no porta-bebé, e a noite, na escuridade deitado na sua cama. 
Quanto mais próximo estiver dum recém-nascido, mais fácil se torna sentir e entender as suas necessidades. Aprendem a conhecer-se um ao outro mais rapidamente. A confiança em si-mesmo e nas suas capacidades de pais são reforçadas, o que é essencial nas semanas de fragilidade que seguem o nascimento. O bebé sente-se entendido e satisfeito, e do lado da mãe os riscos de depressão pós-parto são reduzidos.
Sublinhamos que os bebés levados num porta-bebé de tecido não se tornam caprichosos ao ser assim transportados! Pelo contrário, as suas necessidades tendo sido ouvidas e satisfeitas desde a mais tenra idade, eles crescem com serenidade, confiança e autonomia, e aceitam bem os limites que lhes forem impostos ao longo do crescimento.


9 comentários:

Sónia disse...

Eu pano não tenho, mas tenho o sling e até gosto, o Tito até adormece lá e tudo :)

Betty disse...

Já lá vão quase 6 anos desde que a Beatriz nasceu e nunca usei nada além do cook não se ouvia falar do sling. Mas já falei com pessoas que usavam o sling e diziam maravilhas.
A próxima coisa a pensares é na almofada de amamentação ora vê aqui : http://tudoaomeujeito.blogspot.com/2011/05/almofada-de-amamentacao.html
Bjs e bom fim-de-semana Mamã
Betty

Betty disse...

Nem sabes o jeito que dá almofada tive pena de não se ter ouvido falar no tempo da Bia se não tinha feito uma e mesmo durante a gravidez dá jeito para dormir. Pesquisa na net.
Bjs
Betty

Vera disse...

Eu acho muito giros:D.
Com os meus filhotes usi o "koala" da chicco e adoro, mas também não ouvia falar dos Slings, se tivesse agora outro iria fazer ou comprar um de certeza.
Beijos

Dama das Camélias disse...

Olá Sónia, e onde o compraste?Online?!

Baunilha tens que nos mostrar o teu!

Betty, vou pesquisar e ainda faço uma para mim também, obrigada pela dica.

Beijinhos

Sandra Portugal disse...

Sling é excelente!
Hoje tem brincadeira lá no blog, passe por lá, venha brincar comigo!
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Anónimo disse...

Eu fiz um sling é muito pratico e simples de fazer, mas podes ir ao blog Flor de prenda ela explica como po-lo.A almofada de amamentar da muito jeito mesmo para poderes dormir agora de gravida !! Eu mesmo agora o utilizo para por atras das costas em quanto vejo televisao...aqui na suiça usa-se muito pode se comprar em todo lado mas tb é facil de fazer.Prendada como és consegues fazer o sling e a almofada de amamentacao:)

beijos

Sonia

Dama das Camélias disse...

Olá Sónia, obrigada pelas tuas palavras, vou tentar fazer um e depois mostro, e a almofada também. Já ouvi falar maravilhas dos dois!

Beijinhos

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Eu usei um com o meu Piki e gostei bastate :) Pratico e leve.