terça-feira, 4 de outubro de 2011

1ª Ecografia

Hoje fui fazer a primeira ecografia.

Este blog, não é apenas de decoração, é um blog que me reflete, seja na decoração da minha casa, nas invenções que faço por aqui, ou na pessoa que eu sou. Nem sempre temos dias bons e este post é mais um desabafo.

Cheguei à hora marcada  (9h), tive que levar a Catarina comigo porque ela gostava muito de assistir, e também porque ela entra às 9.30h e eu não tinha com quem a deixar tão cedo para poder fazer os 35km.

Às 10.20h sou chamada para entrar, despir da cintura para baixo e vestir a bela bata azul.
A auxiliar manda-me entrar e leva na mas mãos o cafézinho para a doutora com o pacotinho de açúcar em cima para o café não arrefecer. A querida, bebe o seu café enquanto eu espero deitada, fala sobre as Scuts e o que vai gastar (coitada com o ordenado que deve receber, eu até estava a ficar preocupada ), depois quando termina, manda a Catarina sentar-se atrás dela e diz-me "Bom dia".
Começa por fazer a ecografia via vaginal, e diz para a auxiliar "vamos lá a despachar isto senão nunca mais!" - claro, eu é que estive à espera 1h20 .

Não conseguiu ver nada por baixo, começou a fazer a ecografia por cima, pela barriga, mediu a cabeça e da cabeça às nádegas... posso-vos dizer que se este fosse o meu primeiro filho, eu nem tinha distinguido a cabeça das nádegas. Aconselho qualquer mãe desnaturada e despreocupada a fazer uma ecografia pelo serviço público em Tomar, a doutora é uma maravilha.

Não estive lá dentro mais de 4 minutos... e com direito a dois tipos de ecografia.

Quando lhe perguntei se dava para ver o sexo do bebé, respondeu: "Não, claro que não. Esta ecografia é muito precoce! Nem deveria ter sido feita nesta altura. É muito cedo para ver por cima e muito tarde para ver por baixo". Ao que eu respondi que já estava em lista de espera deste as 8 semanas - "Pois para mim, esta gravidez não tem mais de 13 semanas e 5 dias, não tem mais que isso!"

Sim, o médico que me atendeu no hospital de Cascais com quase 70 anos deve ser inexperiente... pelas contas dele eu fazia hoje 15 semanas, e a minha barriga parece isso mesmo ou mais (nunca menos), mas enfim quem sou eu.

Feita parva, e desiludida com a própria desilusão da Catarina, que estava ansiosa e apenas conseguiu ver os belos cabelos loiros da doutora, fartei-me de chorar depois de a ter deixado na escola.
Para mim aquela médica deveria ser uma excelente veterinária!
Nem sequer sei se o meu filho tem pernas... ou braços...

Há certas pessoas que se não estão contentes num serviço público deveriam sair, e deixar entrar alguém que esteja no desemprego e queira realmente trabalhar.
Não é por termos poucas posses que temos que ser tratados como ignorantes, os direitos deveriam ser os mesmos aos de uma pessoa que pague numa instituição particular, afinal, eu não, mas o meu marido também paga o ordenado à "veterinária".


Estas foram as últimas fotos que tirei

Hoje no final do dia, recebi um email que me deixou outra vez com uma lágrima no canto do olho, mas com um enorme sorriso de felicidade!
Vou fazer uma próxima ecografia, numa clínica indicada por uma pessoa por quem já nutro uma confiança especial.

Obrigada!

Ainda há pessoas especiais, não estou mesmo nada desiludida com este blog que me tem feito conhecer pessoas muito queridas.

36 comentários:

Paula disse...

Essa senhora veterinária? Credo, se trata assim um ser humano, quanto mais um animal.
Devia era ir para mecânica, que pelo menos os carros não sentem dores...
Enfim...
Mas ainda bem que vais fazer a ecografia a um sítio com médicos humanos e que não nos tratam como números.
Tudo de bom!

Ana (A mamã é só minha) disse...

Fiquei tão triste com este post. A gravidez, que supostamente deveria ser um estado de graça do primeiro ao último dia, também nos traz estes dissabores, que bem podiam ser evitados.

Revi-me muito neste teu desabafo, pois aconteceu algo semelhante na segunda eco da Sara, a minha filha mais nova. Sei que na altura, não me recordo quantas semanas tinha, mas já dava para ver o sexo do bebé e o médico disse que não, que ainda era cedo. Tal como tu senti que fizeram de mim e do meu marido, ignorantes. Ficámos tão chateados, que não voltámos lá.

Comecei a ser seguida por uma obstetra particular, que também trabalha no hospital de Aveiro (já tinha sido seguida por ela quando estava grávida do Diogo e fez o parto dele) acabando também por fazer o parto da Sara.

Tenta desvalorizar estas situações que só fazem mal ao bebé e a ti também (eu sei que é difícil, pois é uma fase de muita sensibilidade) e pensa que tens um bebé lindo e saudável a crescer dentro de ti.

Beijinhos nessa barriguinha linda :)

Sissamar disse...

Que mulher mais estúpida! Essa gente só aprende quando essas situações se passam com elas ou com familiares próximos!
Imagino a tua desilusão e a da Catarina. Ao menos podia ter sido mais simpático mais que não fosse pela presença da criança ansiosa por ver o irmão!
Espero que esta próxima corra melhor e que consigas dissipar todas as tuas dúvidas!
Beijinhos

Anónimo disse...

DANIELA

Sabes qual é o meu desejo? Que essa "BESTA" apanhe uma daquelas diarreias, que a faça ficar colada ao trono durante 3 dias, para aprender a ser gente, aaahhhhhh.

Tudo se vai resolver, fica calma.

Beijinhos

Patricia disse...

Ai minha querida, o serviço público de saúde está cheio de profissionais incompetentes, é uma lástima.

Eu percebo o teu desencanto, afinal, a gravidez é um estado de graça sim e deve ser entendido como tal, é um momento especial na vida da mulher, seja a primeira, segunda ou terceira gravidez, até por que, são únicas, cada filho é único.

Não fiques triste, a providência divina já deu uma mãozinha :)

Estas com uma barriguinha mesmo linda :)

Beijinhos e bom feriado.

Anónimo disse...

Oh Lúcia desvaloriza esse episódio, o importante é que arranjaste uma nova ecografia.
Um beijinho grande para ti e para a Catarina.
Vá sorriso. Que essa criatura não merece as tuas lágrimas.
Marta

Monica Morris disse...

querida vim te avisar que tens virus do tal malware no teu blog que nao consigo entrar arrisquei e vim te avisar ta passa la no meu para veres como se tira esse maldito bjj
monica
coisasdaminhacasa.blogspot.com

Cor de Chá disse...

Minha querida, lamento a situação que passaste. Mando-te um beijinho, pois nada mais posso fazer. E alegro-me porque no fim, acabaste por ter uma boa notícia.

Bjs e que continue a correr tudo bem.

Goldie disse...

Ainda bem que vais fazer outra... nesta fase tão bonita não deixes que isto te abale e ...sorri ;) Não deixes que a má disposição dessa senhora mexa contigo.Pode ser que ainda esteja na fase de estágio, e ainda não tenha chegado à parte moral e atendimento...rsrsrrs...

bjocas

100 Pretensões disse...

Oh querida ainda bem que o blog te trás coisas assim tão boas.
quanto à medica, infelizmente há muitos casos assim eu nem consigo proferir comentários...
força,**

sandra santos disse...

tenta falar com o teu medico de familia e marcar outra eco,esta eco é muito importante pois nela iras fazer a translucencia da nuca e medição da prega,muito importantes para a detecção de trissomia 21,ou então tenta fazer pelo privado,

Quando engravidei pela ultima vez fiz a primeira eco pela caixa o medico foi super atencioso medimos tudo e mais alguma coisa,quando fiz a morfológica foi um bruto comigo,disse me que não se via nada porque a mãe era uma super obesa,quando fiz a ultima eco,fiz no privado,o medico perguntou me porque ter recorrido a ele se tinha feito as outras duas num colega,contei lhe e o medico levou as mãos á cabeço de parvo que ficou,obesa dizia ele,tem excesso de peso mas dai a obesa vai uma passo muito grande.fiz a ultima eco nas calmas,com gravação e tudo e paguei 70 euros...mas vi tudo o que queria!! até vi com quem se parecia a minha filha,já que quando nasceu era uma copia da irma!

Ideias No Sotão disse...

Ui! Tiveste mesmo azar! mas nem sempre é assim!!! A minha cunhada foi sempre seguida no serviço público e foi muito bem tratada!!! É preciso ter sorte!!! Essa gente esquece-se que somos nós que lhe pagamos o ordenado!!!
Boa sorte para a próxima!!!
Bjs

Carla disse...

Força, e não deixes que essa velhaca te estrague o dia ;)

E fiquei a pensar foi na Catarina, e na desilusão dela... e na tua desilusão ao ver a dela...

Boa sorte para a próxima ecografia!

Casa Encantada disse...

Com licença Lúcia...VACA, é o que é essa senhora ! Fico mesmo lixada com esse tipo de gente...
Que corra tudo bem na ´próxima que vais fazer.
Um beijinho e que corra tudo bem contigo e com a pipoca :)
Bj

Rosemeire disse...

ahhh! flor. fica desiludida não.
vc tá linda e sua barriga tb!
essa "besta" vai ter o que merece, pois, quando plantamos amor e carinho e respeito pelo próximo colhemos sempre amor, carinho e respeito...
aproveita a gravidez. curte bastante teus dias com todos que te amam e valorizam aquilo que vc é: "mulher".
bjs lindos e carinhosos

Dama das Camélias disse...

Ahahah, eu chamo-lhe veterinária e já achava que estava a ser "educada" mas algumas de vocês superam-me: vaca e mecânica ;P)))

De facto é preciso ter muita sorte com os profissionais de saúde que temos, na gravidez da Catarina fui seguida no Hospital D. Estefânia, a obstetra era meio maluca mas super simpática e profissional. Ela só não queria era que eu deixasse o sexo :p) "Está o ptima e o bebé também, agora vão para casa fazer amor e aproveitar, porque agora durante o tempo da gravidez não torna a engravidar. É sempre à vontade!" Cheguei mesmo a ficar constrangida... e o meu marido só se ria.

É óptimo desabafar com vocês! Levantam-me sempre o ânimo, e nunca me sinto sozinha nesta luta.

Obrigada a todas,
Beijinhos

Anónimo disse...

Lucia estas vacas sao simpaticas nos consultorios delas mas no atendimento publico revelam se querem é dinheiro e tratam as pessoas como seres desgraçados o nosso pais é assim mesmo só com dinheiro é que se tem impotancia beijinhoe

Guidinha disse...

Oh Lúcia, deixa lá! Infelizmente os médicos não deveriam ser por opção e sim por vocação... e são poucos que a têm.
Eu na minha 1ª eco fiquei logo a saber que era um menino (devia de ser o médico que era adivinho!).
Como já te indicaram outro médico não vou te indico o meu que era em Lisboa, mas se precisares é só dizeres.
Beijinhos!

osmeuspestinhas disse...

pois por la é tipico eu sou faço la exames de rotina porque é o sitio mais perto as vezes passamos la horas a espera :((nas minhas 2 gravidezes sempre fui atendida no particular e medica fazia eco la tambem e explicava tudinho mas ja ficava carote
bjs
http://osmeuspestinhas.blogs.sapo.pt

Sini disse...

Fiquei mesmo triste ao ler este post :( Que gaja estúpida! Não se trata assim ninguém! Ainfa por cima uma grávida! Enfim...
Bem, mas fiquei feliz por saber que vais fazer outra Eco! :)

Patrícia disse...

Foi a minha 1ª visita ao blog e quis logo dar-te um abraço....
Minha querida, eu estou de 24 semanas, na 3ª gravidez, 2ª filha e sempre fui seguida no privado. Mas ainda assim da 1ª gravidez, paguei 75 euros pela 1ª eco e levei a cassete VHS toda contente para gravar as 1ªs imagens do 1º filho... o sr. (sim, ~sr. não dr.) vai de modos enfia-me o dito aparelho pela dita acima, assim a frio e em dois minutos despachou a coisa! Nem tempo deu para lhe darmos a cassete ou perguntar o q fosse!!! E da mesma maneira q entrou mudo, saiu calado!!!
Portanto querida, SNS ou privado...a merda é toda a mesma... interessa é um sitio credível, que vás aconselhada e que te mimem e estimem como tu e o teu bebé merecem! :)
Um beijinho e vai dando notícia dessa barriga!

An@ disse...

Ai tristeza... apanha-se cada uma!!

Cada vez mais existe pessoas assim e nos serviços públicos então!! :(

Bem vejo pelo meu pai!!! Quando vamos tratar das coisas dele!!! :(

Mas o que importa é que estejas bem.
Que te sintas bem.
Entendo a tua tristeza mas pessoas assim não merecem nossa atenção!

Dava-me mesmo vontade logo na cara dela: "sua estúpida"

A tua barriguinha está o máximo!

Felicidades!

Beijos

aprendereorganizar disse...

Bem linda que experiÊncia...felizmente ainda existem boas pessoas de certeza que essa vai correr melhor...Beijinhos

PINTA ROXA disse...

Realmente há "profissionais" que deviam estar a tratar de estrume de vaca) (com as minhas desculpas para os tratadores das vaquinhas e sem ofensa para esses que estão a fazer o trabalho deles...
Espero que seja a unica e ultima má esperiencia e muitos beijinhos da Pinta

Elisabete disse...

...é pena num assunto tão delicado e feliz, como a gravidez!, mas é para esquecer, agora que tem nova consulta! As ecos têm que ser um momento especial, pois são as primeiras noticias doq ue se passa lá dentro: quanto medem, como está a evoluir ... nunca dessa forma!
é assunto a esquecer e ficamos a aguardar noticias da próxina eco!
Beijinhos

Formiguinha disse...

olá Lúcia!

Senti a tua tristeza como se fosse minha e mais ainda a da tua filha. Não merecem!
Infelizmente o serviço de saúde público, e não só, está cheio de incompetentes e frustrados porque só trabalham por obrigação e pelo salário ao fim-do-mês e esquecem-se que estão a lidar com pessoas que praticamente são os patrões deles. Nós é que pagamos!
Já tive muitas más experiência mas felizmente no que toca às ecografias do meu filho tive sorte. Fiz a primeira às 12 semanas e consegui saber que era um rapazote:)

Mas felizmente existem pessoas especiais e vais fazer outra eco. Felicidades!

Aguardo as novidades:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha

Sandra Tavares disse...

Olá Lucia!

Acho que ela deve estar na profissão errada, não se trata assim ninguém.

Ela dava era para ser calceteira, mesmo assim tinha pena das pedras.

Eu por acaso fiz sempre as ecos no particular.
Ainda não falei com a minha mãe, depois mando- te um e- mail, sobre a conversa.

Beijos

Ana Mourão disse...

Olá Lúcia,

Tenho duas filhas e foi seguida, nas duas gravidezes, apenas pelo sector público. Uma nasceu na Magalhaes Coutinho, em LX, a outra no H. de Santarem. As ecos foram em Vila franca ou LX e sempre no publico. Não tenho nada a apontar de mal. Correu tudo bem, mais simpatia, menos simpatia mas eficazes. Aliás as minhas meninas também são seguidas pelo medico de familia e sempre que necessário por especialistas no hospital. Não seria a 1º vez que apanho crianças encaminhadas por medicos privados para o hospital. Devo ser sortuda mas só tenho coisas boas dos hospitais publicos. Não acho que seja questão de ser serviço publico ou não, às vezes apanhamos pessoas que não são boa gente.
Não se deixe abater, e exponha os seus receios ao seu medico assistente. Muita felicidade.
Ana

Lisete Reis disse...

Espero que corra tudo bem! Felicidades para o bebé e não deixe que veterinárias de segunda lhe roubem o sorriso da maternidade! bjinho
Lisete Reis
White Glam

Élia disse...

Olá , já agora parabéns pelo teu rebento, eu tmb estou grávida de um menino com 24 semanas e já sou mãe de outro de onze.
Quanto a esse episódio menos feliz, é de lamentar , mas é o que temos!!!

felicidades, bjs

Sónia disse...

Oh querida fiquei tão triste por ti...ninguém merece ser tratada assim seja onde for.
Imagino a tua princesa como deve ter ficado.
Mas ainda bem que uma amiga já te orientou para outro lado.
Depois conta tudo, como correu, e espero que venhas de lá com um sorriso enorme :)
Beijinho

Cláudia Alexandra disse...

Olá minha querida,

Mais uma coisa triste neste País, é que esta gente que trabalha para o estado, se esquece que é o contribuinte, ou seja TODOS e CADA um de nós, que lhes paga o ordenado. E incompetencia é o que mais vemos, depois não querem ser avaliados e sofrer com as respectivas avaliações, pois estam acustumados a trabalhar mal e devagar, mas receber certo e a tempo e horas.
Este povo só gosta é de ir buscar exemplos que lhes sejam convenientes, que na maioria dos casos são também eles casos vergonhosos. Se olhassem para o serviço publico inglês, de certo que aprenderiam alguma coisa de útil, em Inglaterra o contribuinte é tratado como se foose rei/rainha, pois existe o respeito e reconhecimento, por aquele que lhes dá o ordenado a ganhar. Nesse País o serviço publico é semelhante ao nosso serviço particular.
Para quando um pouco de decencia neste País que se diz desenvolvido???

Lucia, esculpa este desabafo.

Bjs grande

ana disse...

Ai credo realmente que atendimento. Se é assim as 10h da manhã imagino as 13h.
Estás linda!!!!
beijinho

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Parabéns!!! Andei meio desaparecida pelo que não sabia da novidade!!!

Espero que vos corra tudo pelo melhor!

Beijos!

Anónimo disse...

Ai Lúcia... só agora li... olha eu também sei o que é isso, até tenho a impressão que fomos atendidas pela mesma médica já que o local onde fiz duas ecos também foi o que referiste. Enfim, sem comentários, ainda bem que tudo já se resolveu.
http://bricolarepoupar.blogspot.com

Me,myself & I! disse...

Ela que se lixe!
Cá para mim...viu-te foi toda gira e boazuda e ficou com uma inveja do caraças!
Tu és uma grávida toda jeitosa,por isso é que ela nem se acreditava que já estavas de 15 semanas!