terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Retrospectiva de vida

 Começo a acreditar naquela velha máxima de que "quando a vida te dá limões... faz uma limonada".

 Embora na altura se calhar chore, lamente e faça grandes birras, depois coloco a cabeça no lugar e tudo se resolve, de uma maneira ou de outra.

Neste ano de 2011, deixei para trás o projecto da Loja, uma iniciativa minha para render algum dinheiro extra, mas sem grandes resultados. Não fiquei minimamente triste, encarei com optimismo. Mostrei o meu trabalho e continuo a mostrar por aqui, é algo que me dá prazer e não me canso.

                           

Aquela desgraçada roubou-me a carteira, escondendo-a num carrinho de bebé, mas no fundo teve consciência de que eu devo ser mais "tesa" que ela... e devolveu-a. Fiquei contente por não ter que fazer todos os documentos novamente, a única coisa que ela levou foi o cartão do Continente (coitada, nem com esse se safou, raramente faço compras por lá).

Alugámos esta casa em Março de 2010, fiquei muito satisfeita por ter uns senhorios tão simpáticos (tenho que agradecer ao padrinho da Catarina que nos apresentou), e adorámos o potencial da casa. Ideias não me faltam e fico muito contente por me deixarem realizá-las, só não posso partir ta parede do lado e juntar casa do vizinho para a tornar maior...
Conseguimos renovar a cozinha. Gostamos imenso, com tão pouco fizemos uma enorme diferença! Bastou uma bancada nova, uma placa de fogão e alguma tinta para obter um excelente resultado.


Claro que poderia ser sempre melhor, mas ficámos muito satisfeitos pelo nosso trabalho. E esperamos continuar.

Depois encontrei a casa dos meus sonhos...

                                 

Se um dia tivesse hipótese era uma casa destas que eu gostaria de ter. Num lugar sossegado, com fácil acesso, campo e espaço para "aventuras" de decoração. Os meus vizinhos que me perdoem, mas o meu tom de voz enervada é bastante alto, logo aqui não haveria qualquer problema.

Tive o problema no peito, um valente susto. Por momentos vi a vida passar em frente, não me lembro de me ter sentido assim antes, e espero não voltar a sentir seja comigo ou com alguém próximo.

No final não passou apenas de um grande susto e uma valente Vitória! Esperamos a chegada de uma bebé, que em 10 anos nunca apareceu. Nunca tomei uma pílula ou usei qualquer contraceptivo,a minha filha nasceu dois anos depois de casarmos, e se voltei a engravidar nesta altura, é porque é o momento certo.

A nossa vida não tem sido fácil, mas fico contente por fazer uma retrospectiva positiva.

                          

  Quando casámos tínhamos uma casa nova a estrear, duas assoalhadas com bons acabamentos e óptimas áreas (também não precisávamos de mais, eu não podia ter filhos). Por falta de maturidade, e vontade de ajudar, alugamos a minha casa ao meu pai que se tinha divorciado da minha mãe e fomos morar com a minha sogra, que se tinha divorciado do padrasto do meu marido... a partir daí foi contar pelas duas mãos o número de casas por onde passámos. Morar com sogras não é fácil, e quem casa quer casa.

 Quando a Catarina nasceu morávamos numa casa com apenas um quarto/sala com cerca de 10m quadrados, uma cozinha e uma casa de banho, sendo que quando entrávamos tínhamos um alçapão que dava directamente para um poço de água.
Mais umas trocas de casa, e estávamos nós a morar na nossa nova casa de 4 assoalhadas, quando nos divorciámos. Não foi mesmo nada fácil...
Dois anos depois decidimos que seriamos felizes juntos, deixámos a cidade, a família e amigos e alugámos uma outra casa numa aldeia a 200km.

Hoje estamos aqui, desatinamos muitas vezes, mas nada que sempre dure. Tenho o maior orgulho na minha filha e sou feliz pelo meu marido, tem os seus defeitos mas é um bom homem, quando me vou abaixo está sempre lá (mesmo quando estávamos divorciados).
 Quando a vida nos prega partidas, é ele que me levanta e se ri das situações mais ridículas. Quando pensam que somos ricos ou que nos fazemos de coitadinhos, eu revolto-me e ele ri-se dizendo que "haja alguém que pense o contrário daquilo que nós somos". Quando nos acontece qualquer azar, eu ponho as mãos na cabeça e ele (mesmo não sendo crente) levanta-as aos céus e acaba por resolver o problema.
 A verdade é que somos felizes mesmo com o pouco que temos. O que nos vale é o bom gosto pelas coisas, a simplicidade e a vontade de ter ou fazer aquilo que pretendemos: se não temos um sofá em pele, forramos o nosso, se não temos um móvel novo, pintamos e se não temos um móvel de televisão cortamos os pés de um outro que se adapte.

A retrospectiva que faço desde o ano 2000, o ano em que nos casámos, é que apesar de tudo, e de todas as dificuldades este ultimo ano foi muito positivo! Esperamos que o ano de 2012 seja o culminar da nossa felicidade, da nossa união e do nascimento da nossa segunda filha. Que tudo aquilo que passámos tenha sido um processo de aprendizagem e que a nossa vida prospere.

35 comentários:

Cor de Chá disse...

Amen!

Tudo de bom, é o que desejo. Boas entradas :)

Palavras Vagabundas disse...

Que venha 2012, com Vitória com saúde e com a família unida e feliz!
bjs
Jussara

Mar disse...

sao uns lutadores e uns vencedores :) força e um bom ano * beijinho

Deusa disse...

tenho o orgulho de dizer que de longe participei da maioria dos acontecimentos que você relatou aqui...e que tenho muita admiração pela pessoa incrivel...simplesmente incrivel que você e.
Deusa
vasinhos coloridos

Sandra Portugal disse...

Linda retrospectiva!
Aproveito para desejar uma excelente passagem de ano para você e que 2012 traga muitas oportunidades de realizações de sonhos!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Guidinha disse...

Que linda história de vida :)
... um dia talvéz conte a minha...
Tens todos os motivos (e mais alguns) para te sentires realizada e feliz e isso é que é importante.
Muitas felicidades!

Anabela disse...

Quase que podias escrever um livro!
Que esse bebe venha com saúde e que 2012 seja bondoso.
Beijinhos

An@ disse...

E eu desejo te tudo de bom!

Que sejam felizes que que a tua filha nasça linda e cheia de saúde.

São estas voltas que a vida dá que nos fazem crescer, nos fazem firmes, nos fazem fortes!

Conquistas te a felicidade e isso é uma grande vitória.

Beijos
Feliz 2012

nat. disse...

Que a vossa vida prospere, e que sejam muito felizes!

Eu por cá vou acompanhando os desenvolvimentos, mesmo que não comente, ando por cá!

Beijinhos e um bom 2012!

Cáhh Chaves. * disse...

Linda história! Ameii! Lhe desejo um Feliz Ano Novo, de muita Paz, Saúde, Prosperidad, Realizações, e muuita, mas muuitoa Felicidade.
Deus abençõe sua família, sua gravidez, que esse bebê, venha ao mundo com muita saúde.

Beeijos, linda! =)

Cáhh Chaves.

Su disse...

Lúcia, a Dama das Camélias foi um blogue que tinha nos meus favoritos e ia lá sempre que podia porque me deixavas sempre com um sorriso nos lábios pelas ideias sempre novas e pelo optimismo e talvez pela família.
Desejo sempre tudo de bom para os 4.

Um abraço

Patrícia disse...

Olha, querida Lúcia, ao ler as tuas palavras, sóme ocorre resumir: a Felicidade está onde nós a vemos! É preciso é ter sempre os olhos bem abertos! ;))) Um beijinho muito grande e tenhoi a certeza que 2012 vai ser um ano de boas mudanças e Vitória(s)!! :D

Sandra Tavares disse...

Olá Lúcia, espero que 2012 seja bondoso para a tua família.

Beijos

Vanilla disse...

Bem realmente a vida ás vezes dá uma volta mas o importante é termos a capacidade de dar a volta por cima sem perder a estribeiras. Acho que te saiste lindamente! Que 2012 te traga muitas alegrias.

Anónimo disse...

DANIELA

Assino por baixo tudo o que escreveste. Foi escrito com alma.
Há pessoas que por mais bens materiais que tenham, não conseguem ter metade da vossa riqueza de sentimentos e o vosso espírito de família. Tens mesmo de te orgulhar, tens uma família linda e feliz, e isso não há dinheiro no mundo que compre. :)
O resto, se Deus quiser, há-de se compor.

Beijinhos

Carla - Arte e Manha disse...

Boa retrospectiva!

Só me assusto um bocado com a casa dos teus sonhos... És maluca pá =)

Os problemas e momentos maus acabam por nos trazer sempre coisas boas: experiência e/ou lições de vida. No teu caso, trouxe-te um bebé, já viste que feliz acaso?

Espero que continues nessa boa onda e desejo muitas felicidades aos 4.

Beijos

Sonia disse...

lindo post-cheio de sabedoria.
Nada na vida acontece por acaso-acredito do fundo do coração nesta frase-desejo-vos uma vida cheia de alegrias
beijinhos

Dama das Camélias disse...

Obrigada... pelas vossas palavras e pela paciência de lerem o post todo, ehehe!
De facto o que não nos mata, torna-nos mais fortes. Nós já somos quase a fortaleza em pessoa.
Bem sei que há quem tenha passado por muito pior que nós, mas cada um com a sua cruz, não é?

Espero que todas tenham um 2012 cheio de boas energias, muito optimismo e grande vitórias!
Nós estamos prontos por receber a nossa, eheh

Beijinhos

Casa com tudo dentro disse...

Oi Lúcia!!!
Querida que sua vida em 2012 seja repleta de coisas boas e com o bebê chegando a vida será uma festa!!!
Desejo um feliz ano novoooo!!!!

MEIREANDAK disse...

apesar de comentar a pouco no seu blog,eu sigo a muito tempo e foi uns dos primeiros,me lembro que foi atraves do casa de juntados da isabel que cheguei aqui no seu cantinho o que me chamou atenção primeiro foi o nome do blog achei muito lindo e fui espiar,e fiquei a tarde ate a noite lendo tudoe depois não deixei de vin aqui mais, virou um viciorsrsrsrs adoro o jeito que voce decora a arrumação da sua casa não deixa nada a dever de muitos decoradores que cobram o olho da cara,eo melhor voce faz coisas lindas gastando tão pouco,tenho um prazer imenso de te conhecer virtualmente e esta sempre aqui participando mesmo bem lonje do seu dia a dia, voce é uma vencedora juntamente com esta família linda que deus continue abençoando voces e que venha 2012 bjs

MEIREANDAK disse...

apesar de comentar a pouco no seu blog,eu sigo a muito tempo e foi uns dos primeiros,me lembro que foi atraves do casa de juntados da isabel que cheguei aqui no seu cantinho o que me chamou atenção primeiro foi o nome do blog achei muito lindo e fui espiar,e fiquei a tarde ate a noite lendo tudoe depois não deixei de vin aqui mais, virou um viciorsrsrsrs adoro o jeito que voce decora a arrumação da sua casa não deixa nada a dever de muitos decoradores que cobram o olho da cara,eo melhor voce faz coisas lindas gastando tão pouco,tenho um prazer imenso de te conhecer virtualmente e esta sempre aqui participando mesmo bem lonje do seu dia a dia, voce é uma vencedora juntamente com esta família linda que deus continue abençoando voces e que venha 2012 bjs

Vanilla disse...

O jogo existe para a Wii tambem ;)

luarte disse...

A tua felicidade e simplicidade são comovedoras. Gostei imenso da tua retrospectiva despretenciosa e, por isso mesmo, muito bonita. Tens uma vida cheia :)
Beijinhos e desejo-vos tudo o que de melhor possa existir.

Caminhante disse...

Olá Lúcia!
Vieram-me as lágrimas aos olhos ao ler o teu post..
Tudo de bom para ti e para os teus..que 2012 te traga a concretização dos teus objectivos e dos teus sonhos =)
Muitos beijinhos

Cláudia disse...

Que assim seja, que assim se faça!

Beijinhos Lúcia.

E este ano será certamente de "Vitória" ;)

Cristiane Carvalho disse...

Oi minha amiga, não poderia deixar de passar por aqui pra te desejar uma linda passagem de ano, e que seu novo ano se inicie com grandes realizações e durante tenha fortes emoções e nesta mesma data no ano que vem me conte que foi espetacular...Esse é meu desejo de coração, da sua amiga de coração e virtual, Cris.

Bricolar e Poupar disse...

Que lindo :) eu torço por vocês e para que tudo vos corra sempre bem, abençoado bebé que está para chegar e que vai concerteza trazer-vos muitas alegrias. beijinhos

HSS disse...

Lindo post Lúcia!
A você e sua linda família desejo muitas felicidades, saúde,paz, alegrias, sucesso e prosperidade.
E com certeza tudo isso vai acontecer para vocês e será completa com mais uma filhota linda!
Que venha 2012!!!!!
bjs
Helia

Ana disse...

Faço votos para que o melhor de 2011 seja o pior de 2012 e que a vossa família seja incondicionalmente feliz.
Beijinhos

Mafalda S. disse...

Foi um ano e tanto! Que 2012 te traga muita felicidade.

Sandra Portugal disse...

Feliz 1o. dia útil do ano amiga!!! bjs
Sandra Portugal
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Su disse...

Feliz ano novo querida Dama das camélias :) que a tua família seja ainda mais feliz...

100 Pretensões disse...

Querida,já não deixo aqui um comentário no teu cantinho há muito tempo mas, nunca deixo de passar e ao ler este post, fiquei emocionada com a historia de vida,mais um pouquinho que fiquei a saber de ti e da excelente pessoa que és.
Há um ano entre para a blogosfera e quando te conheci achei isso e passado este tempo,continuo a pensar assim :)
Tudo a correr bem querida**

Cláudia Alexandra disse...

Olá minha querida,

Emocionei-me ao ler este post.
Tenho andado um pouco ausente, devido ao estado geral do País e do meu em particular, que me levou muito abaixo. A minha filha que está com 13 anos (como te contei anteriormente) anda com problemas psicológicos que me andam a preocupar bastante e tudo isto leva a um desgaste enorme e a uma falta de tempo e disposição para as coisas mais básicas. Fico mesmo feliz por saber que vais ter outra menina (coitado do jeitoso que vai passar a ter 3 senhoras para assistir). A tua história de vida é maravilhosa e como sabes reveijo-me umpouco nela. Somos algo parecidas.

Bjs e muitas felicidades

Dama das Camélias disse...

Olá Claudia, fui procurar o teu blog, mas não encontrei. Espero que tudo se resolva, e que este novo ano seja de sucesso e alegrias! Se quiseres manda-me um email. Beijinhos e obrigada pelas tuas palavras.