segunda-feira, 25 de junho de 2012

De mãe

De modo nenhum tenho a intenção de ensinar alguma mãe, mas vou deixar aqui algumas dicas que aprendi na vivência dos primeiros meses com as minhas duas filhas, e que podem ajudar uma futura mamã.


Quando a Catarina nasceu, não comprei praticamente nada para ela. Em primeiro lugar não sabia o que comprar não quis saber o sexo, logo só podia comprar artigos neutros, depois não fazia ideia do que iria precisar. Com a Victória fiz o mesmo. As pessoas gostam sempre de oferecer miminhos nestas alturas e ficamos com roupas a triplicar, muito mais que aquelas que iremos conseguir vestir. Os bebés crescem muito depressa e usam duas três vezes a mesma peça de roupa nos primeiros 3 meses. Depois deixa de lhe servir.

Os bodys são as peças que mais usei à Victória porque se sujam com muita facilidade, basta um cóco fora da fralda e já está.


De tanta roupinha que eu tinha quando ela nasceu, já quase nada lhe serve. Apesar de ainda não ter feito 2 meses já usa roupa para 3, e vou-me sempre seguindo desta forma: quando fizer 3 meses vou escolher roupa para 6, quando fizer 6 vou escolher roupa para 9 e assim sucessivamente.

As melhores peças de roupa para se usar na maternidade seja um bebé que nasça no Verão ou no Inverno, são sem dúvida estas:


São práticas e frescas, nos Hospitais está sempre uma temperatura amena, logo não vale a pena roupas muito quentes porque os bebés também se constipam com o calor e se se sentirem desconfortáveis então vão passar horas a chorar.

A mãe pode usar uma camisa de noite fresca e de manga curta (eu tive imenso calor, feita parva levei uma de manga comprida), os bebés têm sempre mais frio que nós, logo os quartos na maternidade são bastante quentes.

Depois do parto é aconselhável usar uma cinta (tal como durante a gravidez para apoiar o peso da barriga). Durante a gravidez e apesar de ter feito umas barrigas enormes, nunca usei, mas depois do parto ofereceram-me esta da Chicco.


Um balúrdio de dinheiro por uma cinta que, ou o meu corpo não tem a altura certa para que a cinta  aperte onde deve apertar, ou então a cinta não serve mesmo para nada. Usei-a durante uns tempos, mas penso que a faixa da mesma marca fosse uma melhor opção. Na primeira gravidez e com a quantidade de pontos que levei não conseguia usar nada que me apertasse em baixo, por isso usei a faixa (depois ofereci-a à minha avó que ainda hoje anda com ela para suportar as dores nos rins... estas cintas não servem apenas para as grávidas).

Há dias encontrei nos amigos chineses esta outra cinta, que quanto a mim, sim aperta no lugar certo (e por bastante menos dinheiro!).
Escolhi esta cor, não por ser bonita, mas porque posso usá-la quer seja por baixo de roupa branca ou preta.


As fraldas para bebé descartáveis, já experimentei de todas as marcas inclusivé as de marca branca e não vejo necessidade de comprar uma marca em especial. Quanto a mim as de marca branca do Pingo Doce satisfazem na perfeição e o preço/quantidade é bastante em conta.


Nunca usei um corta unhas às minhas filhas nos nos seus primeiros 6 meses de vida. Tinha imenso medo de lhes cortar um bocado de carne... roía-lhes as unhas, afinal elas tem umas unhas tão fininhas que parece uma pele. A Victória nasceu com umas unhas enormes, e quando chora arranha-se toda, temos que andar sempre na manicure.


No nariz, uso apenas uma cotonete. Não sou apologista dos aspiradores nasais (sei que há casos em que são mesmo necessários, mas se o bebé for saudável não vejo a necessidade), acho que lhes tira a respiração e sentem-se aflitos. Nunca usei nenhum.


O choro dos bebés nunca é igual, se repararmos bem quando têm fome choram de uma maneira, quando têm sono de outra e quando têm alguma dor o choro é bastante aflitivo. O importante é ouvi-los e compreendê-los. NUNCA adianta gritar por não se entender um bebé... é lógico que isso nunca o irá acalmar. Ouvir, sussurar palavras doces, fazer SSSHSHHHSHSHSHH ao ouvido (é um som aproximado ao que ouviam dentro do útero) são sempre boas maneiras para acalmar um bebé. Se ele se sentir amado e acarinhado, com certeza vai ficar mais confortável, vocês não ficam?




Quando a minha filha chora e eu já não sei o que fazer, encho-lhe a banheira e deixo-a ficar de barriga para baixo por um bocadinho enquanto lhe faço uma massagem nas costas. Depois viro-a e faço o mesmo na barriga - por norma resulta, o pior é quando sai.


É sempre muito importante fazer o bebé arrotar quando acaba de mamar (por vezes isso implica bolsar e por isso é necessário ter sempre à mão uma fralda ou um babete), o facto de não arrotar pode fazer com que venha a chorar de aflição por não expelir o ar que entrou enquanto mamou (seja no seio ou no biberon).



Na maternidade ensinam as mamãs a fazer uma ginástica com as perninhas para aliviar os gases. Fazer um exercício tipo bicicleta ou massajar a barriga com movimentos como os ponteiros do relógio também ajuda.

Esta espreguiçadeira era do primo, mas tem uma função vibratória que segundo dizem também alivia muito as cólicas. Eu não dei por grande diferença, mas o facto de a poder balançar alivia-me a mim os braços, e ela gosta imenso de aqui estar. Uma das melhores invenções para bebés, estas espreguiçadeiras, na altura da minha filha mais velha acho que não havia nada disto... pelo menos eu não ouvia falar. A "aranha" também dá imenso jeito, mas só para mais tarde (9 meses aproximadamente).




 Em cima da mesa da cozinha... pois, muitas vezes só assim é que consigo fazer as nossas refeições.


E por aí, há alguém que queira partilhar mais alguma dica para aliviar as cólicas dos bebés?
É extenuante quando os ouvimos chorar e já não sabemos o que fazer... eu que o diga, por isso tento sempre de tudo, desde que ela me dê aquele sorriso desdentado, vale tudo!





39 comentários:

HAZEL disse...

Tantos conselhos tão úteis que me teriam ajudado tanto se os tivesse lido há 7 anos atrás, quando fui mãe...
Sobre as cólicas, eu colocava um CD com mantras tibetanos, e mal os monges começavam a fazer OOOMMMMM.... o L. ficava muito caladinho no meu colo a escutar. Era mágico! Ainda hoje tenho o CD, vou guardar para sempre.

Anónimo disse...

Olá Lúcia!
Sou a Nádia do Luxemburgo, já falei consigo há algum tempo. Também estou grávida de uma menina que irá nascer brevemente! Obrigada pela ajuda, é sempre útil. Já tenho um menino de 3 anos, e não é que me tenha esquecido, mas é sempre bom relembrar. As suas filhas são lindas! Parabéns e muitas felicidades. Beijinho grande.
Nádia.

Nessie disse...

Gostei do post, está muito completo! :)
A E. teve uma espreguiçadeira destas, apenas o motivo era diferente, mas cedo tive que desistir da parte "vibratória", que a cachopa já só adormecia com aquilo a vibrar! ;)
Também nunca gostei de usar o aspirador nasal, só o usava mesmo em casos extremos.
As fraldas também eram dessas do Pingo Doce que a E. usava são bastante mais baratas que as de marca, e a nível de qualidade são das melhores que há! ;)
A cinta pós-parto não usei, não ma deixaram pôr na maternidade, e depois em casa não me ajeitei muito com ela, o que vale é que era emprestada, assim sempre poupei uns trocos... Durante a gravidez usei uma de apoio às costas, visto que trabalhei até ao fim, e como sou empregada de balcão trabalho todo o dia de pé, ajudou muito! ;)

As tuas filhotas são lindas, adorei as fotos! ;)

Beijinhos!*

claudia disse...

ola ! olha so tenho uma filha portanto nao tenho muita experiencia :) eu tb fazia as massagens apesar de achar q nao fazia la muito bem! a minha L. nasceu na altura da gripe A entao n tive aulas de prep p. isto porque! porque havia poucas enfermeiras disponiveis no centro de saude pq tavam tdas nos hosp. entao foi por instinto. em ultimo caso dava colimil lol. nunca cheguei a pereceber se fazia efeito pq ela chorava na mesma! e muito chorona ate hoje (tem 2 anos e 7 meses) bjs e achei muito interessante o post!

Elix disse...

Achei as dicas fantásticas, pus em prática muitas delas e não tenho mais nada a acrescentar, felizemente não tenho experiencia com cólicas... bjs* as tuas filhas estão lindas!

sanozuk3 disse...

A tua Victória está tão fofinha!
Parece que tem os olhos do pai, certo?
As dicas que deste foram muito boas!!
Beijinhos!

Clara disse...

A minha irmã resolveu o desespero das cólicas com os biberões da Dr Browns (acho que é assim que se escreve). Tirava o leite com a bomba e colocava-o nesses biberões, foi remédio santo!!!

Anabela disse...

Isto é quase um curso de maternidade :)))
Da experiencia que tenho ao acompanhar o Gustavo, concordo com tudo.
E, as tuas filhas são lindas :)
Bjs

Maria Vicente disse...

Bons conselhos, vão ser uteis para mamães que passam por aqui. E que saudades tenho de passar por tudo isso...ai ai
Não te posso ajudar com as cólicas as minhas piolhas não tiveram.
Beijo

Miss I. disse...

Olha Lúcia essa faixa da Chicco é mesmo espetacular. Nem é só recomendada para grávidas! A minha mãe fez recentemente uma abdominoplastia e usou isso!
Olha acho que vou apontar aqui os teus conselhos! Nunca se sabe se não precisarei num dia destes!

Beijinhos

Dama das Camélias disse...

Pois é Hazel, a mim também me teriam dado jeito :)

Tenho que encontrar um cd desses!! Ela já fica atenta aos sons e aos rúidos, põe-se logo alerta para ver de onde vêm.

Dama das Camélias disse...

Olá Nádia! Que bom tê-la aqui de novo, faço votos que tudo corra pelo melhor com essa pequenina.
Muito obrigada.

Beijinhos

Dama das Camélias disse...

Olá Nessie, obrigada pelo teu comentário.
Comigo ela não dorme na espregiçadeira, nem lhe alivia as colicas, mas pelo menos não fica o dia todo a olhar para o tecto.
As fraldas são óptimas, não são! ;P)
A cinta... eu também não comprei, ofereceram-me mas bem que eu podia ter ficado com o dinheiro... mal empregado!


Beijjinhos

Dama das Camélias disse...

Olá Claudia

Na primeira gravidez ninguem me falou na preparação para o parto (e também estive grávida muito pouco tempo), nesta ... achei que sabia tudo e não me apeteceu ir ;p)
Esta também é muito chorona, mas acho que agora anda melhor, eheheh, ou então sou eu que já estou habituada.

Parabéns pela tua bebé, essa idade é fantástica!

Beijinhos

Dama das Camélias disse...

Sanozuk3, desculpa nem te respondi no comentário que deixaste. Obrigada querida! De facto podia ser bom dar a minha dieta e ajudar alguém, mas eu como tudo o que me apetece e nem sei recusar um doce... sou uma gulosa! Se emagrecer vai ser uma sorte mesmo!!

Eu acho que ela tem os olhos da mãe :) e acho que são clarinhos eheheheh.

Beijocas

Dama das Camélias disse...

Tenho que pesquisar sobre isso :)
Obrigada!

Dama das Camélias disse...

Eheheh, quando me lembrar de mais dicas volto a escrever :)

Dama das Camélias disse...

É verdade, dá mesmo saudades!

Dama das Camélias disse...

É verdade tenho pena de não ter comprado essa... até era mais baratinha uns euros.

Escreve que qualquer dia dá jeito :)

Ainda te estou a dever um email... eu tardo mas não falho!
Beijinhos

ce. disse...

Bem, a tua filhota mais nova é cara chapada do teu marido ( acho que vi uma foto dele algures num post teu...) ...

é linda bem como a Catarina ( a minha "cenourinha" preferida!!)

Quanto às dicas, eu não diria melhor! Costumam dizer que os filhos são caros, pois eu continuo a achar que os pais é que fazem os filhos caros, mas enfim :)

Continua por aqui que como sabes, gosto muito de te visitar!

bjs grandes a todos aí de casa

Nessie disse...

O que vale é que a fase das cólicas tal como começa de um dia para o outro, também acaba assim! ;)
Para mim foi das fases mais sofridas na "recém maternidade", o maridão na altura estava colocado no Porto (a cerca de 300km de casa) e ao fim de uns dias já andava tão, mas tão cansada... não é que ela acordava a chorar e só parava para dormir?
Na altura valeram-me as enfermeiras do centro de saúde, sabiam que eu passava a semana sozinha, cada vez que ia ao peso com ela puxavam por mim para eu desabafar, davam dicas e até me chegaram a visitar 2 vezes em casa só para fazer companhia, acreditas? É claro que depois me apercebi que elas achavam que podia fazer uma depressão pós-parto, e estavam simplesmente a vigiar-me... Mas ajudou muito!
E depois é a tal coisa, de um dia por outro: acabou! :)

Coragem!*

ArtiKoisas disse...

Como a tua filhota está linda! E é impressão minha ou está enorme?!? :)

Beijinhos

Ana disse...

Conselhos para as cólicas não tenho, porque felizmente a minha filha(já com 5 anos) teve poucas e com o Colimil ficava sempre bem.
Gostaria que não levasse a mal, mas queria fazer um reparo em relação à espreguiçadeira, que por sinal é igual à que a minha filha usou: Nunca a coloque em cima da mesa ou outra superficie alta, mesmo que esteja por perto.Infelizmente eu sei o que é um acidente desses por experiência própria.
Beijinhos e tudo de bom para si e esta familia fantástica.

Isa Valadares disse...

Eu posso dar um conselho para as cólicas que funcionou comigo. Chá de funcho. Diz que o funcho é bom para os males dos intestinos e comigo deu resultado, pois nenhum dos meus filhotes teve cólicas. Foi-me dito por uma enfermeira para dar chá de funcho diluído à criança (não aquele especial para bebés que tem açúcar e outras coisas que tais) mas daqueles de saquetas que, juntamente com as massagens, melhorava as cólicas. Eu, como achei um bocado estranho dar chá a recém nascidos e como estava a amamentar, comecei a beber litros de chá. O que é certo é que funcionou!
Essa mesma enfermeira também me disse que a cebola faz cólicas e, que por isso, a devia evitar. Eu continuei a comer a minha salada com cebola, mas comecei a substituir a cebola por outros vegetais em refogados e na sopa.

Do primeiro parto não usei nem cinta nem faixa e passados alguns dias já andava a fazer abdominais (!) para dizer adeus às banhas. O segundo parto foi de cesariana e já precisei de usar uma faixa (experimentei uma cinta, mas não a conseguia ajeitar na zona das costuras!) que me ajudou muito com as costuras e com as costas. Quando a deixei de usar dei-a à minha sogra que sofre das costas e que também adora a cinta.

Bjs

Raquel disse...

Boas dicas! Vão-me dar jeito em breve! Felizmente vou aproveitar muita roupa que a minha mãe guardou de mim e da minha irmã (como ela não sabia o sexo tem muita coisa unisexo).
Queria só alertar-te para duas coisas, primeiro a estória da aranha é desaconselhada pelos médicos, tem havido muitos acidentes com aranhas e incluem traumatismos cranianos; e segundo, fala com o pediatra da Vi. porque (pelo menos pelas fotos) ela põe muito os olhos para dentro (eu fazia o mesmo. Resultado, tinha estrabismo). Não estou a dizer que seja, apenas que fales com o médico para ver, no meu caso foi a minha tia que deu conta, o parvo do médico nem reparava...
Beijinhos para as três e boa sorte nesta nova jornada! ***

Dama das Camélias disse...

É... acho que as bochechas são minhas, mas é parecida com o pai :)

E tens toda a razão, os pais é que fazem os filhos caros!

Beijocas

Dama das Camélias disse...

E está mesmo!! Cresceu 4 cm num mês, a médica ficou espantada, e eu já me tinha apercebido que ela havia ficado sem pijamas... :)

Dama das Camélias disse...

É verdade Isa,nunca devemos colocar em superfícies altas, mas eu sei que ela não se mexe muito é até bastante sossegada, por isso deixo a espreguiçadeira ali. Mas não se deve!

Lamento por esse acidente.
Beijinhos e obrigada :)

Dama das Camélias disse...

Essa do chá não conhecia, mas vou experimentar. Acho estranho dar chá a bebés, prefiro beber eu :)
Cebola eu também não como muito (não aprecio).

E a faixa é óptima realmente, mas fazer abdominais ao fim de uns dias???! Ahahahh

Beijinhos

Dama das Camélias disse...

Olá Raquel,
de facto os incidentes com as aranhas já são antigos, mas eu usei uma com a Catarina e espero usar com a Vi, não tive razão de quixa e ajudou-me bastante. A Catarina começou a andar com 13 meses, não sei se com a ajuda da aranha ou não, mas começou até bastante cedo. Desde que tenhamos cuidado e estejamos atentas acho que não há perigo.
Quanto aos olhos, eu vou andar atenta porque já reparei nisso nas fotos, mas olhando para ela não parece nada.

Obrigada pelo teu comentário :)
Beijinhos

Sonia disse...

eu tive 3 anjos sossegadinhos...mas em situação de gazes sempre usei a tecnica da massagem na barriga, o belo do chá de funcho e o exercicio de encolher as perninhas -muitas vezes saiam uns belos sons .

ce. disse...

Ahhhha afinal consegui publicar :P

bjs

Anónimo disse...

DANIELA

Que belas dicas para esse grande papel que é a maternidade.
As fotos das três estão lindas. A Catarina é uma mana babadíssima :) e a Vi está cada vez maior e mais bonita.

P.S.: Fica muito bem de amarelo.

Beijinhos

Sónia disse...

Ela está tão mas tão linda!!!
Eu tenho sorte nisso os meus pouco ou nada sofreram desses males por isso não sou grande ajuda.
Beijinhos

An@ disse...

A tua menina está um encanto!
Que linda!

Parabéns!

Felicidades

Ana Mourão disse...

Olá Dama,

Parabéns pelas meninas.
Para as cólicas, as minhas meninas poucas tiveram, e acho que o grande truque foi o leite do peito, sempre e sem misturas até aos 6 meses. Recusei a hipotese de usar leite artificial, tive muito cuidado com o que comia (nada de grão, feijão... e sem dietas) e insisti no peito, o leite foi bom o suficiente para elas crescerem. Quando introduzi outros alimentos, evitei o que faz gases e com 6 meses eles já se mexem muito e libertam-nos. Aos 6 meses já não são as cólicas que fazem chorar, são os dentes...
Concordo contigo, pouca coisa arranjei antes de nascerem, também não li coisa nenhuma, sempre achei que o bébe ia "dizer" o que precisava e que depois dos primeiros dias nós, mães, perceberíamos perfeitamente a sua linguagem.
Boa continuação
Ana Mourão

Ana Mourão disse...

Olá Dama,

Parabéns pelas meninas.
Para as cólicas, as minhas meninas poucas tiveram, e acho que o grande truque foi o leite do peito, sempre e sem misturas até aos 6 meses. Recusei a hipotese de usar leite artificial, tive muito cuidado com o que comia (nada de grão, feijão... e sem dietas) e insisti no peito, o leite foi bom o suficiente para elas crescerem. Quando introduzi outros alimentos, evitei o que faz gases e com 6 meses eles já se mexem muito e libertam-nos. Aos 6 meses já não são as cólicas que fazem chorar, são os dentes...
Concordo contigo, pouca coisa arranjei antes de nascerem, também não li coisa nenhuma, sempre achei que o bébe ia "dizer" o que precisava e que depois dos primeiros dias nós, mães, perceberíamos perfeitamente a sua linguagem.
Boa continuação
Ana Mourão

Dama das Camélias disse...

Olá Ana,

A minha primeira filha não me lembro que tenha tido cólicas nenhumas, e também optei sempre pelo leite materno. Está sempre pronto a toda a hora :) e chegou até aos 6 meses. Com a Victória não sei se terei até aos 6 meses, sinto o peito muito vazio, mas enquanto houver cá está.
Eu também não como enchidos , nem feijão, não aprecio por isso não me faz diferença nenhuma mas a pobrezinha chora que se farta.

E tem toda a razão, passam as cólicas começam os dentes.... isto é que é uma vida!

Beijinhos e obrigada

ana cerneleanu disse...

Que linda está a tua bebé!!!!Felizmente os meus dois nunca sofreram muito com as cólicas. mas a Bea adorava ficar nos meus braços de barriga para baixo.
beijinho