terça-feira, 3 de setembro de 2013

Mão morta, mão morta...

... vai bater naquela porta!

Não sei se alguém já ouviu esta história, de vez em quando sinto-me uma verdadeira allien quando conto qualquer lenga-lenga da minha infância. As pessoas ficam a olhar para mim, como quem diz "onde é que ela foi buscar aquilo?".

No outro dia ensinei à Vi. Peguei na mãozinha dela e abanei de um lado para o outro dizendo "mão morta, mão morta, vai bater naquela porta!" e na altura da porta atirava a mão contra a boca dela. A rapariga ria-se imenso e ficámos por ali.


No dia seguinte estávamos a almoçar e Vi estava sentada ao lado da Catarina na cadeirinha.
De repente a Catarina grita:
- "Oh mãe ela bateu-me!"
Olhei para a pequenina e ela volta a fazer.
Tive uma vontade de rir enorme...

- "Oh mãe tás a vêr!?? Ela abana a mão toda, chega atrás para ganhar balanço e dá-me mesmo!
 Tu ainda te ris??"

Lá lhe expliquei que a rapariga queria brincar e como ninguém lhe pegava na mão, decidiu brincar sozinha.
Na verdade a brincadeira não tem graça nenhuma, mas foi o que me lembrei e ela achou engraçado... agora a outra é que apanha.



A Vi aprendeu este mês a dizer "Baaaiii", ou seja pai com uma estranha pronuncia, e desde então deixou a "Mãaaaeee" por um bocadinho. Ainda não chama pela mana, que está muito triste e pensava que seria até a sua primeira palavra.


14 comentários:

Helena Gonçalves ou Lenny disse...

Olá Lúcia eu conheço essa da mão morta e tenho por costume fazer com os bebés do berçário onde trabalho... Eles acham o máximo. Beijinho:)

Paula_2700 milhas disse...

A "história" conheço-a da minha infância, mas já não me lembrava dela! A tua Vi está uma fofura, a foto foi tirada no momento certo, é muito gira! É engraçado acompanhar o desenvolvimento nessa idade e na fase em que começam a dizer as primeiras palavras. Aproveita :))

Bjs

Ana Carina Goncalves disse...

Eu também conheço essa! :-) Coitada da Catarina! :-P

PrincesaQuaseRainha disse...

Que engraçada :)
Quando o Gustavo era pequenino tb lhe faziamos essa brincadeira e ele adorava. Há uns dias lembrei-me e fiz-lhe de novo, e a reacção dele foi chamar-me maluca!!!!
Bjs

Maria João disse...

Achas bem????

Ensinas essas coisas à menina e a Catarina é que paga! Achas bem? Achas????

Lol, a Victória está o máximo!!!

Bjs,
MJ

M♥M disse...

;o) A minha sogra conta isso ao meu filhote de quase 2 aninhos e ele acha muita piada, eu nunca tinha ouvido. No entanto a minha sogra diz «na tua porta» e não «naquela porta» ;o)

manuela carvalho disse...

Olhe como ela é esperta!! E lindona!!!! Bjinho, Manuela

Patrícia Pinto disse...

oLÁAAAAAAA!!!! A tua Vi tá enormeeeeeee!
Andei um cadito ausente dos cantinhos q mais gosto... inclusive do meu! Mas agora já estou de volta! :)
Só para te dizer q adoro essa lengalenga! Fui eu q ensinei à minha irmã! Essa e outras, como a pita põe o ovo, o dão balão vai parar ao meio do chão, e outras! :) Tb as ensinei à minha filha mais velha, mas a Matilde já tem artes de engenho que lhe chegue e acho q ia passar o dia a malhar na irmã com a do "mão morta"!!!! :))))

Quanto ao falar, tivemos um retrocesso em que de dizer pai e mãe, passou a não dizer nada e a só apontar. De repente, numa semana é só palavreado! Diz muitaaaas vezes papá...baba (q achamos ser mana) e mãe pouquíssimas vezes....

É assim querida, é a paga que levamos por lhes limpar o rabo, dar de comer, adormecer, dar mimos, dar banho e isso tudo, todos os dias!! ;))))))
Beijo grande, querida!!!!

Lúcia Silva disse...

É verdade Paula! E hoje pela primeira vez ao fim de tanta insistência ela disse "Cácá" e apontou para a Catarina, eheh a rapariga não cabia em si de contente :)

Lúcia Silva disse...

Ahaha, eles crescem, e nós é que ficamos malucas :)

Lúcia Silva disse...

Ehehe, nunca me ia lembrar que do nada ela quisesse fazer aquela brincadeira!

Lúcia Silva disse...

;D na tua ou naquela, a verdade é que alguém acaba por apanhar!

Lúcia Silva disse...

É verdade! Com a Catarina aconteceu isso! Eu sempre ali "mamã, mamã" e a primeira palavra dela foi "papa"... ainda quis acreditar que tivesse sido papa de comer e não papá, mas enfim.

:) um beijinho

Marisa Reis disse...

O meu filhote quando era bebé também adorava essa lengalenga, mas nós fazíamos com que batesse nele próprio :) Também usávamos a do "Come a papa..." alterávamos só o nome, e muitas outras :)