domingo, 1 de julho de 2018

Porta de correr

Uma das questões que mais me colocaram no último post, foi como coloquei a porta e correr no quarto.

Eu não sou a melhor pessoa para dar explicações certificadas, comigo funciona tudo na base do improviso. A minha sogra tinha um roupeiro de duas portas de correr, uma espelhada a outra em madeira. Seria um roupeiro idêntico a este:


Na altura guardei a porta espelhada e a outra com a calha, pensando que podia aproveitar para fazer uma armário de parede e colocar as duas. Entretanto com as mudanças acabei por guardar apenas a porta espelhada e a calha nem sei porquê, mas deu jeito.

O sistema deste roupeiro é este:



A peça na foto acima corria nesta calha:





Neste caso eram duas portas e corriam as duas nesta calha. O sistema era bastante simples e achei que resultava para nós. O jeitoso aparafusou na parede e foi só deixar a calha correr.
No nosso caso a porta corria para trás do roupeiro e não havia problema, mas no caso de uma porta convencional é necessário que haja um mecanismo que não a deixe "abanar" e ao mesmo tempo que faça deslizar.
Qualquer coisa do género disto:



Temos comprado imensa coisa em segunda mão, o OLX é o nosso site de eleição, por correio ou pessoalmente fazemos negócio. Compramos e vendemos.
Encontrei uma albergaria em Cascais que estava a ser completamente reconstruída e o empreiteiro (ou alguém) lembrou-se de colocar as portas das suites à venda por 1eur, isso mesmo 1 eur. Fui até lá e trouxe 5 para as portas que eu iria precisar e mais 3 porque... pelo preço nunca se sabe, é madeira!

No pinterest selecionei algumas imagens que encontrei para fazer o mesmo sistema. As portas que comprámos claro que não tinham as aduelas e por isso mesmo esta seria uma óptima solução.





Esta é realmente a mais económica sem dúvida, e ainda por cima eu tinha uns ferros de umas tendas antigas de campismo, daquelas que se montam e pode vir um tornado... mas os tecidos não tinham condições.






Confesso que ainda ponderei bastante, mas o jeitoso quis portas a sério... e acabámos por comprar uma com aduelas no Aki.  A porta é branca como eu gosto e as aduelas em pinho. Ainda só temos porta na casa de banho, mas as outras serão iguais, inclusivé esta do nosso quarto.

Espero ter ajudado nas perguntas e se por acaso colocarem alguma, mostrem ;)





Sem comentários: