quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Mais um balanço do ano


É oficial, a mais nova tem 7 vai para o segundo ano escolar, a mais velha tem 17 está no segundo ano de um curso profissional e eu estou cada vez mais velha (e sinto-me como tal).




A Vi está cada vez mais bonita, uma verdadeira morenaça, é magrinha como sempre foi ( menos quando tinha aquele rabo gordo com fraldas), já quer escolher a roupa para vestir, é um drama todos os dias... eu quero que ela use vestidos e lacinhos ela quer calções e chinelos, mas ser mãe também é lidar com os dramas (há dias em acho que é só isso). Gosta de saltar a corda, aliás ela passa a vida aos saltos, faz corridas sozinha à volta da casa, gosta de desafios e eu também, principalmente daqueles em que lhe digo "vê-lá se consegues 20 minutos sem falar..." nunca conseguiu. A anão ser que esteja entretida com qualquer coisa no quarto, ainda assim está sozinha mas a falar.



Vai para o segundo ano muito bem preparada, a turma dela é mista tal como foi no primeiro ano. Tinha alguns receios quanto a isso, mas correu lindamente, a professora é muito querida ela adora-a e é uma turma apenas de 11 alunos, portanto a professora consegue chegar facilmente a todos e uma vez que era do primeiro ano ouvia já as lições do segundo. Terminou o primeiro ano já a ler muito bem, conhecia as letras todas e fazia frases completas mesmo por sua autoria. Um orgulho, caramba! O quanto ela aprendeu num ano. Tive pena só que esta escola não tenha aulas de inglês, ela teve na pé e ja sabia dizer as cores, os animais, os números até 10... agora claro vai esquecer e só retoma no 3º ano.


A káka, fez agora os 17 anos, todos os anos se lembra de um tema novo logo eu que detesto festas temáticas. Gosto de festas e pronto, bolos comida, amigos.
Este ano era uma festa néon, decidiu que fazia a festa na noite de sábado para domingo porque segunda feira era início de semana, e cantava os parabéns à meia noite. Fizemos um jantar para os que puderam estar presentes, cada vez são menos toda a gente se lembra de ir de férias em agosto. Colei uma toalha preta na parede, compramos aquelas pulseiras que brilham no escuro nos chineses e descobri que na primark vendem 30 por apenas 1.50eur. O bolo tentei uma cobertura com água tónica que a Ana me indicou que viu no facebook mas aquilo não deu resultado...
O bolo, tinha 17 velas coloridas muito finhinhas que deu um trabalhão acender, as pulseiras néom e um copo de shot que brilhava também. Não criem ilusões com 17 anos as crianças bebem shots e eu prefiro que ela beba sem eu proibir, porque ia ser pior e ia beber as escondidas como uma desalmada. Ela bebe casulamente em dias de festa ou cá em casa entre amigos, nunca me envergonhou e sempre soube quando estava a abusar. Nunca a deixei bebada à porta de uma discoteca como alguns pais o fazem, nem nunca saiu de lá de gatas como alguns pais as vão buscar. 
Já disse que tenho um orgulho do caraças nesta miúda também?



O Tiago namora com a káka há um ano e qualquer coisa, esteve presente no aniversário anterior e neste também, quando a comecei a ouvir falar nele disse logo "humm kaká..." Ela: "ai mãe poupa-me!!" Sim querida, se calhar não durou um mês (quando ela sai à noite vou sempre busca-la não gosto que venha com gente doida que andou a beber ou a meter coisas no nariz ou nos pulmões, prefiro levantar-me e ir) um dia vou buscá-la e vem ela a descer outra vez as escadas com ele e muito discretamente despedem-se com dois beijinhos na cara. 


Era óbvio que aquilo ia "rolar" nunca pensei foi que fosse tanto tempo. Na altura disse-lhe que aquilo era uma semana e pronto, mas no fundo não queria nada que assim fosse, o miúdo era giro, educado pelo que ela me contava e dava para perceber que gostava dela. A miúda cresceu vou fazer o quê...
Adora maquiar-se, tinha onze anos quando numa reunião de notas a professora me chamou a atenção que ela gostava de pintar os olhos, ao que eu respondi "pois... então..." com certeza deveria haver miúdos com problemas piores com que se devesse preocupar. 


O Tiago tem o dom de fazer a miúda rir-se desta maneira. Gostamos dele como um filho, a Vi até diz que já somos uma família numerosa porque somos 5, o Tiago está sempre cá em casa.
Foram de férias uns dias juntos, acamparam com a irmã dele e como a rapariga é mais velha deixou-me mais descansada que se fossem apenas sozinho. Eles fazem o que quiserem, mas tenho receio que aconteça alguma coisa aos dois. Fomos todos a um casamento da minha melhor amiga, eu era uma das damas de honor e perdi o vestido que comprei... eu sei, é insólito. Depois eles foram a um casamento da madrinha dele e aquilo que seria por uma semana já dura há mais de um ano, toa a familia os conhece e eles continuam super felizes.
Se é para durar? Não sei. O sonho dele é entrar na vida militar e muito possivelmente começa já este ano, ela tinha outros sonhos para ele. No dia em que ele fez os testes para entregar os papeis e passou lá a noite, ela torcia-se no sofá com dores, com o tlm na mão preocupada de tal maneira que ficou com a cara cheia de eczema até aos olhos. Nos olhos ainda nunca tinha aparecido.





Eu, estou prestes a chegar aos 40, sinto-me cansada, muitas vezes sem energia que vou disfarçando com um sorriso. A casa tem nos dado imensos problemas com entradas de água, com pedreiros e ladrilhadores já cheguei a conclusão que o melhor é fazermos nós, poupamos dinheiro e para ficar como fica também nós fazemos igual.
Por um lado sei que se tivéssemos começado a nossa vida desta maneira, possivelmente agora as nossas filhas não estariam a passar por estes problemas também. Já viveriam num quarto com paredes rebocadas e decoradas com um chão bonito... mas esta aventura começou mais tarde, agora é saber lidar com ela da melhor maneira possível.
Só nós que aqui vivemos sabemos o que temos passado. Não são lamurias, isto um dia vai ficar bom e já passamos pelo pior com certeza, só talvez não houvesse essa necessidade.

12 comentários:

Inês disse...

Tão bom voltar a ler te por aqui!!!

Marisa Reis disse...

Bem Lúcia isto é que foi um resumo do último ano, tens que escrever mais vezes e ir colocando o depois das obras, a tua cozinha está linda e o resto há-de ficar. Com tempo e gosto tudo ficará maravilhoso.

Maria disse...

Gosto muito que tenha voltado ao blog. Desde a Dama das Camélias andei sempre à sua procura até a encontrar no facebook e no instagram. Nunca desista de si nem dos seus sonhos. Tudo o que escreveu não é lamúria, é mesmo e só a vida. Tem umas filhas lindas. São uma família linda. Força e felicidades.

Carolina

urmystars.blogspot.pt disse...

É sempre bom reler-te. Blogs é muito melhor que Instagram.... Mais pessoais e mais completos.... Um beijinho

Sweet disse...

Sigo as tuas "aventuras" pelo instagram, mas aqui no blog tem outro sabor 😊

Anónimo disse...

Ohhhh... Que bom voltar por aqui!!!!Seja muito bem aparecida!!!
O seu texto não são lamurias, são relatos de uma vida real, sem filtros sem lacinhos cor-de-rosa, sem enfeites. Há quem viva de aparências,fotos lindas e ostente vidas bonitas e floreadas, mas entre quatro paredes tudo muda de figura..
A vida é feita de altos e baixos, umas vezes estamos em cima e outras em baixo, por isso é que o mundo é redondo.
Cabe-nos saber viver, saber ultrapassar obstáculos e saber ser feliz nos momentos felizes.
Se não temos aquilo que amamos, podemos sempre amar aquilo que temos. (parece ser a sua conduta de vida)
Não gosto da palavra "se", ah.. e "se"...tal e tal, costumo dizer: "se a minha avó tivesse tomates, era o meu avô!! A palavra "se" não comanda a vida.
Isto tudo para lhe dizer que gosto MUITO de a ler por aqui, a Lúcia é uma inspiração, uma força da natureza,com muito bom gosto, com uma imaginação original, uma mulher com garra, e ainda por cima, muito bonita!!
As miúdas são umas lindonas, e o tempo passa muito mais que rápido. dá vontade de estar de abraçados para sempre, para que nada de mal lhes aconteça..
É a vida.. é a sua vida... é a vida idêntica a tantas outras... por isso gosto tanto de a ler, pois identifico-me com muitos aspectos e perspectivas.
(desculpe o testamento)
Bem haja e muitos beijos.. FELICIDADES DESDE A LUA ATÉ AQUI (e um pouco mais além)
a.patricia5

Andreia disse...

Saúde é o que interessa. Para vê-las crescer felizes, e podermos apoiá-las sempre que precirem. Quanto à casa, demore o tempo que demorar será sempre o porto de abrigo de toda a família.

Luluwalkingonsunshine disse...

Bom dia Lucia:)
Como compreendo e sinto o que escreves.
Elas a crescer e nós a envelhecer, mas é um orgulho ser mãe dessas miudas.Estão lindas :)
Quanto á casa o que é por gosto regala a vida, hás de chrgar a bom porto ACREDITA.
Bom fim de semana e keep going .............
Lulu

kristininha disse...

É tão bom voltar a ler-te por aqui. As miúdas estão enooooormes ♥️ e lindas 😍
A Catarina é a tua cara!

conceicao disse...

Está linda. Parabéns. Bjs

none disse...

E eu....Eu digo que estou emocionada de ver o quanto tua menininha cresceu e o quanto a pequena mais nova está linda.
E o quanto é fez....Incrível....Você e mesmo uma pessoa incrível.
Deusa
(Casinhos Coloridos)

عبده العمراوى disse...



شركة مكافحة حشرات براس تنورة
شركة تنظيف منازل براس تنورة
شركة تسليك مجارى براس تنورة
شركة تنظيف فلل بالجبيل
شركة تنظيف بالجبيل
شركة المثالية للتنظيف بالهفوف
شركة المثالية للنظافة بالهفوف
شركة المثالية لتنظيف الفلل بالهفوف