quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Menina...

Sabendo agora que o bebé é uma menina, vamos poupar imenso dinheiro. O quarto mantêm-se com as cores, as chatices e birras não serão tantas, uma vez que duas meninas entendem-se melhor, espero eu.
Esta menina desde as 18 semanas que se mexe como tudo, dentro da minha barriga, é uma agitação que eu fico a pensar como será daqui a 4 meses.
Engraçado, com a Catarina foi tudo muito diferente, por esta altura foi quando descobri que estava grávida e só bem mais tarde é que a senti mexer.
A primeira vez que ela mexeu e o meu marido a sentiu, lembro-me perfeitamente. Estávamos deitados, naquela posição de "concha", ele com a mão na minha barriga e com as pernas entrelaçadas. Ela mexeu-se, ele salta da cama e diz: "O que é que foi isto pá??"
Ehehe, coitado se eu era inexperiente, ele nem se fala. Disse que nunca pensou sentir assim um bebé, e não estava mesmo nada à espera.

Ainda não conseguimos chegar a um acordo quanto ao nome. Não é fácil, eu gosto de um, a Catarina não gosta. O Jeitoso gosta de outro.

  Matilde, é um nome que eu e a Catarina gostamos. O pai, só porque viu em pequenino uns desenhos animados em que havia uma porquinha chamada Matilde, embirrou que não.
  Vitória, o pai gosta bastante, a Catarina odeia e eu abstenho-me.
  Gabriela, só gosto eu...
  Carlota, gosto eu e a Catarina.
  Maria, simplesmente Maria, eu gosto muito,  mas o pai diz que aqui na aldeia deve haver pelo menos metade da população com esse nome.

 Catarina, é um nome que não temos na família e na altura não se ouvia muito. De qualquer maneira era o nome da minha trisavó materna.
 Carlota, era o nome madrinha da minha avó que a criou como mãe. Morreu há 3 anos (com 94 anos) era uma verdadeira senhora. Muito bonita com uns olhos azuis da cor do céu, a pele muito branca e um cabelo negro até ao fundo das costas sempre enrolado numa "banana". Nunca teve filhos, viveu 60 anos com o meu "avô" e foram muito felizes até ao fim das suas vidas (ele morreu um ano antes dela com 96). Ninguém ousava ir a um almoço em casa dela sem engraxar os sapatos e vestir o seu melhor fato.
Os dois, são dos poucos familiares que me deixaram saudades, todos os outros compreendo a sua ausência.

A lista é enorme, mas há nomes que eu nunca ousava dar a um filho. Por outro lado não gostamos de nomes muito vulgares.
Ao chamarmos o bebé pelo nome dá-nos uma sensação de proximidade e faz-nos sentir que estamos a preparar a sua chegada.
Esta bebé chegará na altura certa e com certeza chegaremos a um acordo, até lá vamos preparar o quartinho cor de rosa, aprimorar com lacinhos e decorar com almofadas e rendinhas.

29 comentários:

ana disse...

Minha querida, muitos parabéns por mais uma menina.
Sem duvida que vai poupar muitas chatices. Beijinho

Sonia disse...

delicia... os meus sempre foram de mexer mexer mexer- adoro a sensação das cambalhotas que eles dão na barriga -beijinhos :)

Karina disse...

Um dia,quando tiver uma filha quero que se chame "Laura" :)
Pode ser uma boa sugestão!

Velud'arte disse...

Viva, mais uma menina :)
Que bom, fiquei mesmo feliz.

Hehe, essa guerra dos nomes... sei bem o que é... a minha filhota por pouco que nascia e o nome ainda não estava confirmado :)

Matilde é muito bonito... mas Marias pequeninas aí na terra não há de certeza... Eu adorava Cíntia, Núria e mais uns quantos nomes estranhos (como diz o meu marido).
Beijo enorme na tua barriguinha.

Sissamar disse...

Que bonitos momentos que estão a viver! A escolha do nome é sem dúvida um dos momentos mais bonitos, parece que passa a ser ainda mais real, sei lá não sei explicar.
O nome da minha filhota (igual ao da tua, como já sabes) foi consensual, era o primeiro da minha lista mental mas seguiam-se Carolina, Rita e Diana. Mas o homem gostou logo de Catarina e Catarina ficou!
Curiosamente a minha mãe e uma tia minha ainda imploraram por Matilde, mas nós não quisemos nem ouvir... não gosto, não sei porque.
Beijinho

Vânnia Costa disse...

Eu gosto de Gabriela, aliás tive uma fase da minha adolescência, que cismei que queria mudar o meu nome para Gabriela, depois passou. Lol. Agora com filhos, a mais velha é Sílvia e o mais novo é Gabriel. Na minha opinião, quanto mais simples, melhor, no futuro é mais fácil para aprenderem a dizer o nome e depois a escreverem. Acima de tudo, o importante é que os pais gostem, pois serão eles quem mais irão pronunciar o nome.

MEIREANDAK disse...

ola lucia ,então é mesmo uma menina,parabéns para o casal e a irmazinha que está se elxaltando de felicidadesrsrsrs graças a deus que está tudo bem com a bebezinha,estou anciosa para ver o que voce vai fazer no quartinho das princesas.gostei de todos os nomes que voce citou logo a família entrara em acordo,aqui em casa quando tivemos nosso filho eu e marido não entramos em acordo rsrsrs,então decidimos por dois nomes um escolhido por min e outro escolhido por eleei foi outra disputa qual nome veria primeiro,tive que fazer umas manhas ,mais vencirsrsrs sobre a triste veterinária então ela tratou voce melhor desta vez e reconheceu os erros da consulta anterior talvez isso sirva de lição para ela dar mais atenção ao seus pacientes bjs querida estou mesmo muito feliz por está tudo bem com voce eo bebe.

R.Monteiro disse...

Olá!! Tâo linda e emocionante eta espera!!!!

Já tenho dois filhotes: Uma moça com 19 anos e meu rapaz com quase 7 aninhos(faz dia 2 dezembro) rs

Marcelle e Marcelo Leandro são os nomes deles. Seu eu fosse ter outra menina,chamaria de Rhayane e menino,Matheus(presente de Deus)-achei lindo o significado!!!

Vcs entrarão num acordo e a Princesa reinará com a outra irma!!!

Saúde e paz

Dama das Camélias disse...

Karina, Laura era outro dos nomes que estava na lista, bem como Leonor :p))

Velud, eheh eu por pouco estava a ver que a tua filha nascia no emprego, ehehhe. O pai também gosta de Núria... mas eu nem por isso.

Sissa, e eu a pensar que estavas comigo :) as Catarinas estavam em alta eheheh, teria sido Catarina ou Beatriz (outra praga!).

Vania, eu também acho o mesmo! Afinal somos nós quem lhes gastamos o nome.

Meireandak, obrigada!

Sabi disse...

Hello :) carlota era engraçado pois ficavam as duas filhotas com o nome começado por C :P Olha, por aqui ainda não há filhotes, mas já há alguns planos futuros... Em termos de nomes de menina eu gostava de pôr Guiomar ou Camila, mas aqui a cara metade não gosta e, quando chegar a altura, vamos ter de arranjar outros :)

Karina disse...

Eu gosto de nomes diferentes.. Laura,Dariana,Dânia,Abigail,Ana Mar..

sandra santos disse...

adoro carlota!

Patrícia disse...

Eu voto Matilde!!! ehehehe!!! É o nome da minha!!!! :)) E foi a Daniela que escolheu! Claro que eu também adorei! Já o pai, até há bem pouco tempo dizia para a drª OB que como ele é que a vai registar qd dermos conta, a miuda chama-se Madalena!
MAtilde! Matilde! Matilde!! :))
Beijo

Cláudia disse...

Gosto mais de Vitória que Carlota. Acho que tem um significado ( e ainda mais no teu caso, que não estavas à espera) muito bonito e literal.
Também gosto muito de Maria (tenho uma sobrinha cujo nome é "simplesmente" Maria - e se agora ainda há bastantes mais velhas, daqui a uns anos já será um nome bastante menos comum - e gabriela já não sou assim tão adepta.

Rosita disse...

Sigo o blogue há algum tempo, mas hoje tinha de comentar. Parabéns por mais uma menina. Como eu gostava de ter duas meninas... seriam Bruna e Beatriz, mas como tive dois meninos são o David e o Dinis. Até rimou. Beijinho.

Ana Mourão disse...

AHahhaha!!! menos birras!?... isso é que é uma piada gira.
Para escolhermos os mnomes das nossas meninas fizemos uma pequena lista mas só escolhemos o nome quando olhamos para elas. Há um nome que se encaixa como uma liva.
Parabéns
Ana Mourão

PINTA ROXA disse...

estava dificil conseguir entrar no teu blog.... hoje consegui.
Parabens e que ela mexa sempre muito...
Como sabes eu tenho duas meninas (tambem tive um menino) não importa o sexo importa que seja saudavel.
Beijokas

Ana disse...

Muitos parabéns pela menina :) De facto tem essa enorme vantagem chamada poupança. Mas o importante é que venha muitosaudável e perfeitinha e que complete a vossa felicidade.

Beijinhos e tudo de bom para a vossa família :)

Paula disse...

Parabéns!
Espero que encontrem um nome que agrade aos 3!
:)

Dama das Camélias disse...

Ena! Por aqui as opiniões também divergem...

Ana M. é uma piada as duas meninas?! Eu sempre achei que seria mais fácil que um menino e uma menina, ainda por cima com 10 anos de diferença...
Vamos lá ver se tenho sorte!

Quando nascer ha-de ter nome, pelo menos assim espero, eheheh.

Beijinhos e obrigada a todas

A Produtora de Paparoca disse...

Muitos parabéns pela menina!!
Sei que vão escolher um bonito nome. Nunca tinha pensado, mas acho Carlota um nome bonito. Eu gosto imenso so nome Ema.
Bjnhos :)***

Poupadinha disse...

Muitos parabéns!

Quando estava grávida e, não sabia que ia ter um menino, e, pensava que era uma menina, tinha escolhido Beatriz. Como era um menino fiquei "perdida" e então escolheu o pai.

Podias fazer uma sondagem aqui no blog.;)
Voto em Matilde (o nome da minha sobrinha).

Beijinhos

Sini disse...

Matilde este ano é a "praga" assim como as "só maria"...dos que referiste gostei de gabriela e achei piada a Carlota porque assim ficavam as 2 com nomes começados por "C" e porque Carlota tem significado para a família! :)

Paula disse...

é lá que fixe!!!!!!!!! que fixe mesmo ehehe adoro meninas
parabéns :-))))))))))

Cláudia Alexandra disse...

Eu, sou da opinião da Ana Mourão. Depois de nascerem é que decidimos o nome, pelo menos foi assim comigo. A minha filhota tinha três nomes em fila: Tatiana, Lara e Catarina. Quando nasceu e olhamos para ela decidimos que não podia ser outro que não LARA. Acho que acertamos na pereição o significado do nome realmente encaixa na perfeição. Lanço aqui mais uma nome para ti Bianca.

Bjs

Dama das Camélias disse...

Sini, és a segunda pessoa que me diz que Matilde é a praga do ano! Eheheh, eu raramente ouvi falar nesse nome, e não conheço mesmo ninguém.
Já Maria, concordo, há umas quantas.

Claudia Alexandra, ainda bem que certaram, o mais certo é esta bebé nascer sem nome e então na altura decidimos ;p))

Bianca, Ema e Laura eram outros dos nomes da lista do pai!

Beijinhos a todas

Sandra Portugal disse...

Parabéns, assim como eu vc será mãe de duas meninas!!!
E sem dúvida a economia é grande. Aqui em casa são 7 anos que as separam e sempre guardei tudo que estava em bom estado do enxoval para o bebê da minha irmã, que demorou, demorou... e só chegou 6 meses antes da minha segunda filha, com isso salvei um nexoval quase completo! E até hoje aonde uma tem 20 e a outra faz 13 essa semana, uma guarda coisas para a outra e hoje em dia elas trocam blusas, bolsas, cintos! Qualquer dia farei um guarda-roupa único!
Fiquei feliz com a menininha e vcs terão a inspiração certa, no momento certo, quanto ao nome!
bjs Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Sónia disse...

Vão escolher um nome lindo de certeza!

Me,myself & I! disse...

Parabéns pela menina!
:)
Dos nomes adoro Maria e Matilde.
No entanto Matilde está a tornar-se banal pois anda muita gente a usar esse nome...
Eu se tivesse uma filha chamava-lhe Maria Luísa!