segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Candeeiro alcachofra :: Artichoke lamp

Há algum tempo vi num programa de televisão " Desing on a dime T30" no canal Fine Living, uma decoradora ensinava a fazer um candeeiro de alcachofra.

Aqui:
"Artichoke Cooper Lamp, (Alcachofra) reprodução, design de Poul Henningsen 1958. Este candeeiro invulgar foi desenvolvido para um restaurante em Copenhaga chamado Langelinie Pavilion, onde o artigo está exposto ainda hoje. Dim: 48x48x48cm. Notas: candeeiro original tem um pvp de 6.795€". 


Achei a ideia original e não encontrei nenhum DYI de como ela fez.  Não tinha um abajour redondo... tinha uma bola de papel simples.
Resolvi tentar por mim mesma, recortei folhas de papel vegetal de vários tamanhos, para poder receber mais luz e fui experimentando. O problema é que depois de colar se descolar rasga-se.

Não ficou perfeito, fiz tudo "a olho" achando mais ou menos a forma, mas dá para variar e não ter simplesmente ali pendurada uma bola de papel.







Se pudesse voltar atrás, talvez tivesse começado pela parte virada para baixo, e e iria colocando as folhas maiores até acima e não como eu fiz... de cima para baixo, folhas pequenas, maiores e mais pequenas novamente.
No candeeiro com forminhas de papel, quantas mais colocasse mais "fofinho" o candeeiro ficava. Neste caso talvez tivesse ficado melhor tiras maiores de papel e mais espaçadas.

À noite:



De dia:


4 comentários:

decorayadora disse...

Que trabajo amiga querida !! Eso requiere mucha padiencia para pegar papel por papel !! Yo también la vi y es muy pero muy cara !!

Fascínio pelos Pontos disse...

Mas que ideia gira Lúcia :)
Eu adorei o efeito :)
Parabéns :)

Luluwalkingonsunshine disse...

Oh amiga , a tua alcachofra está muito original :)
Parece bem uma peça de design ;)
Boa Maria Lúcia
bjs
Lulu

Aventura de Decoração disse...

Olá Lúcia, já estive a ver o seu blog e está cheio de ideias ótimas. Já estou a seguir.
Convido-a a seguir o meu também, que ainda está no inicio. As suas opiniões serão bem vindas.

aventuradedecoracao.blogspot.pt