quarta-feira, 16 de abril de 2014

Cuidados capilares

Há algum tempo atrás recebi um email de uma leitora a perguntar-me se podia fazer um post sobre os cuidados que tenho com o meu cabelo e que tinta uso, já que ela também pintava em casa e não conseguia um loiro como o meu.

Eu tardo mas não falho.
Na verdade não tenho grandes cuidados profissionais, aliás nenhuns. Passam-se anos que não vou a um cabeleireiro. Corto e pinto eu mesma o meu cabelo, bem como o de todos cá em casa... e até a algumas amigas, aviso logo que não aceito reclamações e até agora não houve mesmo.

Com o tempo e a experiência fui aperfeiçoando as técnica, mas comecei a cortar o meu cabelo quando vi este vídeo e este.

A coloração, descobri que as lojas que vendem produtos de cabeleireiros não vendem apenas a profissionais. O valor compensa, gosto desta tinta:




O preço varia como é óbvio mas comprei por 3.90€ com a oferta do oxidante, bem mais em conta do que em qualquer supermercado e a tinta cobre perfeitamente os meus cabelos. Como já a costumo usar basta a embalagem pequena. Se quiser comprar a grande, posso usar apenas o que achar que preciso para cobrir apenas a raiz.

Uso sempre a coloração nº9 e segundo o meu marido ainda podia ser mais loiro...

O pincel vinha de oferta numa das vezes que comprei, mas já vi um pincel e a respectiva caixa para aplicação nos amigos orientais por cerca de 1€.
A tinta mistura-se com o oxidante e aplica-se no cabelo. Primeiro nas raízes, eu dividindo o cabelo por quatro partes, e de seguida com a as mãos (luvas) aplico até às pontas.



O meu cabelo é fininho como fios de seda, embaraça-se muito enquanto molhado, já seco nem por isso tenho sorte. Com a aplicação das tintas o cabelo tende a secar muito, ou ainda mais.
Na altura experimentei comprar uma ampola para utilização depois da tinta. O preço foi mais ou menos o mesmo... por um frasquinho deste tamanho.


Muito sinceramente não notei diferença nenhuma...

A primeira vez que ouvi falar em máscaras de azeite, pensei que devia ser coisa para de seguida fritar batatas para dez pessoas. Nada disso! Basta uma chávena de café de azeite, aplico com o mesmo pincel da tinta e deixo ficar por 3 ou 4 horas. No final lavo como de costume, duas vezes com champô e de seguida o amaciador, sempre. O cabelo fica limpo e sedoso, sem qualquer gordura e ganha um novo brilho. Faço-a em cabelo seco uma vez por semana ou de duas em duas semanas.



Sendo que uma garrafa de azeite económico custa cerca de 2 euros e dá para um cem número de vezes, vale a pena.

O resultado:



Não consegui encontrar nenhuma foto de cabelo inteiro...


11 comentários:

Paula_2700 milhas disse...

Olá Lúcia,

Se percebi bem, retiras a tinta com água e passas o azeite no cabelo molhado; deixa-se actuar por algumas horas e no fim lava-se a cabeça como habitualmente. É isto?

Experimento já esta semana :)
Obrigada e um beijinho

Lucia Silva disse...

Olá Paulinha!
Expliquei-me mal... Eu não faço a máscara de azeite logo a seguir à coloração. Faço uma vez por semana ou de duas em duas semanas com o cabelo seco, penso que assim incorpora melhor o azeite. No fim lava-se como habitualmente, sim.

Espero que gostes do resultado :)
um beijinho

Lassalete Cunha disse...

Eu também pinto o cabelo em casa com tintas do super-mercado, a partir de agora vou procurar nas lojas que sugeres. Muito obrigada pela partilha

beijinhos

celine disse...

Pinto o cabelo desde os 17 anos,e completamente branco!não conhecia essa tinta,costumo comprar no supermercado bem mais cara:(
Vou experimentar dessa marca...pelo teu cabelo e das boas ;)
Um grande beijinho querida

Angélica D disse...

Me gusto mucho la máscara de aceite en el pelo amiga querida , yo también me lo ti.o y mi pelo sufre mucho,,,Que tengas una linda Semana Santa
Besos

Lucia Silva disse...

Bolas... será que foi o teu marido que te deixou assim? ;) O meu marido tem imensos cabelos brancos e diz que a culpa é toda minha, eheheh eu acho que ainda só tenho dois. E pinto há mais ou menos 5 anos, só porque ainda não descobri como fazer nuances em casa.

Beijinho grande

Lucia Silva disse...

Compensa!! :)
Beijinho

Lucia Silva disse...

Uma Santa semana para si também :)
Beijinho

Paula_2700 milhas disse...

Ah, ok! Vou experimentar em breve, num dia em que possa estar umas quantas horas em casa nesses propósitos :D
De certeza que gosto do resultado, por acaso nunca experimentei nem com azeite, nem aplicando no cabelo seco. Obrigada pela dica, uma beijoca!

anamargarida disse...

Olá Lúcia, não consegui ver o segundo vídeo dos cortes de cabelo. Podes ver o que se passa? Obrigada
Beijinhos

Lucia Silva disse...

Realmente não sei o que se passava com o vídeo, mas encontrei um outro ainda mais explicativo :) espero que consigas um bom resultado!
Beijinhos