segunda-feira, 30 de maio de 2016

Casa de bonecas II

Depois da construção das paredes da casinha e de ter as ideias mais organizadas, os pormenores foram surgindo. Comecei cheia de cuidados e quando dei por mim já estavam todos a opinar "então e a maçaneta da porta? a campainha? não tem um quadro ali por cima? e os candeeiros?" Mau... isto é a brincar, certo?!

O facto da madeira ser contraplacada, penso que seja esse o termo, pelo menos no meio meio de carpintaria é, deixava certos pormenores que eu não gostava à vista. Olhei por acaso para duas molduras da Ikea que já ali tinha há imenso tempo para pintar e colocar na nossa parede da escada. Reparei que eram exactamente a medida das janelas que recortei na madeira. Perfeito!




Para compor as janelas uma floreira fica sempre bem. Comprei umas flores de plástico que vem num daqueles ramos de arame cortei os pés e agrafei-as num pedaço de madeira que sobrou da nossa lareira decorativa.





 No interior do quarto, coloquei mais duas molduras em branco para fazer o rebordo da janela. Ficou perfeito nos tons suaves e românticos do quarto.


Ainda não gastei 10€ nesta casinha, é sempre o preço máximo a que me proponho para qualquer compra.
As únicas coisas que comprei foram estes baús, numa loja chinesa, para fazer as mesas de cabeceira e a cómoda, as flores, e uma pechincha enorme para a sala, que depois irei mostrar. Aqui pintei tudo de branco para dar aquele toque romântico ao quarto que ficou perfeito com o papel de parede (papel autocolante vulgar, dos chineses também), infelizmente não chegou para toda a divisão e aproveitei para deixar em branco a zona do roupeiro.
Todos os pequenos acessórios já existiam cá por casa, ou eram meus, da minha irmã ou mais recentemente da Catarina.



A cómoda é apenas uma caixa sem rebordos ou dobradiças e desenhei apenas umas gavetas com um descascador de batatas... sim cada um desenha com o que tem mais à mão. Desenhei linhas sem muita sensibilidade, nem tudo precisa de ser perfeito, e lá dentro ela pode guardar os sapatos das barbies.


O roupeiro não podia mesmo ser um roupeiro a sério. Não havia tamanho suficiente para tanta roupa e por isso aproveitei mais uma sobra do chão flutuante da nossa sala e recortei com a forma que entendi. Em seguida pintei de branco e desenhei também as portas e os contornos que lhe deu um ar vintage e romântico também (muito idêntico ao meu). Aproveitei ainda duas tachas douradas e preguei para que fossem os puxadores. As mesmas tachas foram o que me ajudou a pregar o armário à parede do quarto. Assim ela não o tira do lugar.







Para a cama foi muito fácil, mais uma sobra do chão da sala cortada à medida, duas madeiras baixas na mesma medida, quatro parafusos e pronto. Cama feita com a cabeceira pregada ao somier e pintada de branco, claro.
Usei ainda os meus dotes de costura e cosi um pedaço de tecido rosa num pouco de dracalon para fazer uma colcha fofinha com três almofadas.






Está quase... to be continue.

Sem comentários: