domingo, 11 de maio de 2014

Tapetes de trapilho

Já há algum tempo que faço estes tapetes. O primeiro que vi achei curioso, o segundo achei que "eu também consigo fazer". Não percebia nada de agulhas, mas comprei a que me pareceu certa, dois novelos de trapilho e fui ter com a minha mãe.


- " É assim, começas, fazes assim, assim... e continuas, estás a ver?"
- "Não..."
- "Não?! Então é assim, assim e assim, pronto. Depois continuas."
- " Ah..."

E foi "assim" que aprendi. Com a minha mãe é: "Ou vês como faço e aprendes ou então não te consigo explicar melhor".

Fiz já alguns tapetes sempre redondos com dimensões de 60cm a 140cm de diâmetro. Quadrado e rectangular ainda não consegui... como diz uma amiga, estes trabalhos manuais têm que ter sempre qualquer imperfeição, caso contrário não seriam manuais, mas gosto de me aperfeiçoar a cada um que faço, nem que o tenha que desmanchar cinco e 6 vezes para acertar com as cores ou com a grossura do novelo (que nem sempre tem um fio certo).

Este foi o conjunto de tapetes que fiz para a C o primeiro que fiz de uma dimensão tão grande. A Neuza confiou em mim e eu arrisquei sem saber muito bem ao que me propunha.


Este tapete foi uma encomenda expresso, feito em duas noites, o meu recorde. Deveria ter ficado um pouco maior para a mesa, mas só depois reparámos.


Seguem-se mais alguns com cores de que gosto muito.




Já fiz também outros tamanhos menores como bases de prato ou bases de mesa.



10 comentários:

Luluwalkingonsunshine disse...

Lucia :)
E tu tens tanto jeito ,cá para casa vinha já um para o quarto da filha ;)
Já vi tapetes desses coloridos na zara home e carissimos .
Continua assim daqui a uns dias tens encomendas na certa~
Boa semana
Lulu

decorayadora disse...

usted tejio esos tapetes amiga queria? pero que gran trabajo.. el trapillo me encanta por los resultados y porque avanza muy rapido,,que tengas un bendecido comienzo de semana

Life is Sweet disse...

Adoro o primeiro tapete! Está um miminho! Fazer bases para tachos em trapilho, olha que rica ideia... já sei o que vou fazer a seguir.
Tenho um tapete meio feito que era para a casa de banho mas em vez de ser tipo croché é com aqueles pelinhos espetados. Chateei-me de o fazer que aquilo é chato e dá muito trabalho. Quem sabe um dia retorno... beijo

Unknown disse...

Lindo, lindo! Adoro o Rosa!
suspiros.....

Unknown disse...

Eu também faço :)
Adoro as cores dos teus e como dizes a imperfeição faz parte :)
Beijinhos

Helena Gonçalves ou Lenny disse...

Lúcia gosto imenso dos tapetes que fazes...
O da primeira foto está fabuloso!
Um dia vou-me aventurar e aprender a fazer crochet.
Beijinhos, Lenny!

Unknown disse...

Mt lindos!!! Mts Parabéns pelo trabalho. Poderia fazer um pap aki para as sua fãs... :-)

Bjinhos

Anónimo disse...

Mts Parabéns pelos seus trabalhos!!!
Já acompanho o seu blog à bastante tempo, mas nunca th comentado, mas hj th de sair da janelinha para a felicitar.

Já agora podia fazer um pap com esses lindos tapetes.

Bjinhos e continue a inspirar mt gente :-)

Sara disse...

São todos lindos! Um mimo, mesmo... Pena que mores longe de mim. Caso contrário ensinavas-me ;)
Beijocas

Michelle disse...

Lúcia,

O seu crochê em trapilho fica perfeito, esticadinho, lindo.
Parabéns.
Besitos