domingo, 9 de outubro de 2016

Suculentas

Aqui na zona centro do país, o calor no verão é quase insuportável e no nosso exterior não há planta que resista. Ou eu não sei cuidar delas... Aos poucos tenho tentado, sem sucesso ter alguma cor nas flores que vou plantando por aqui, mas desisti. Conheci o maravilhoso mundo das suculentas e não quero outra coisa. 

As suculentas são plantas que não necessitam de muitos, ou quase nenhuns, cuidados.
Não carecem de muita água (aguentam semanas) pelo contrário não devemos usar pratos nem deixar a terra com demasiada água, corremos o risco de deixar apodrecer as raízes.






 Para se reproduzirem é muito simples, basta cortar um pouco de um caule, espetar na terra, pressionar e aguardar. Resulta sempre.







Vou tirando daqui e dali e compondo vasos e canteiros pelo nosso exterior fora sem medo que tenham excesso de sol ou falta de água. Estas foram plantadas em blocos de cimento que sobraram da construção da nossa parede da sala, nada se perde tudo se transforma!


Estas suculentas por exemplo pegam bem com o caule, mas por experiência própria, também se reproduzem se deixarmos apenas pousada na terra, uma simples pétala. Basta isso e aguardar umas semanas para que comecemos a ver o nascimento da planta, não precisam de muita terra, basta que tenham contacto com o caule. 
A natureza é fantástica.









São várias as opções de arranjos com suculentas, eu desta vez selecionei uma chávena de chá que andava por aqui perdida e sem par.








* Outros arranjos de suculentas em mini abóboras aqui.


Sem comentários: