quinta-feira, 5 de maio de 2011

O verdadeiro cavalheirismo

O cavalheirismo em tempos de outrora, era tudo o que eu gostava de ter neste momento.
Todo o romântismo da corte entre um casal daqueles tempos de vestidos compridos, carruagens e afins... as vénias e o beijo na mão.

O meu marido soube mesmo cativar-me.
No dia em que o conheci através de um casal amigo, ao fim de meia hora já nem o podia ver.
Uma grande amiga minha namorava com um rapaz, eu não queria sair com eles, mas ao fim de tanta insistência, acabei por ceder e combinámos um café a quatro...
Ele sentado no café (ainda hoje me lembro da roupa que tinha vestida, uma t-shirt branca com o "Flipper" desenhado pelo pai, e umas calças de ganga cinza) a fumar, e eu  pensei "Boa, agora tenho que levar com este..."
Incomoda-me mesmo quando alguém está a fumar e o fumo vem na minha direcção, na altura fumava-se em todo o lado. Começámos logo bem, passado umas duas horas agarrei no maço de tabaco e deitei-o no lixo. Se vissem a felicidade dele estampada no rosto! Era quase tanta como a minha.

O meu marido é um verdadeiro cavalheiro, mas um cavalheiro nato, tal como nos filmes.

Adoro quando entra à minha frente em qualquer lado, abre a porta, passa e eu que venho atrás quase que levo com a porta na *** cara.
Adoro quando as míseras vezes que vamos a um restaurante, ele chega, puxa a cadeira, senta-se e já está com os olhos na ementa, quando me vê ainda em pé a deitar-lhe uns olhos flamejantes... Custava puxar a cadeira para eu me sentar, ou pelo menos esperar que eu me sentasse?
Não lhe peço todos os dias, mas de vez em quando, em dias especiais gosto que ele me abra a porta do carro para eu entrar, são tão poucas as ocasiões em que estamos sozinhos que estes pequenos mimos sabem bem.
A minha filha anda a aprender,  no outro dia abriu a porta de vidro de um Shopping e disse " Paaai, importas-te de segurar a porta para eu passar??"

O tempo passou e uns meses depois, essa mesma amiga disse-me que ele estava muito doente (coitadinho...) como era véspera de Natal resolvi telefonar-lhe, desejando-lhe as melhoras e um Feliz Natal. Pronto!
No dia 15 de Janeiro de 1999 acabei por ceder ao seu romântico cavalheirismo.
Precisamente um ano depois, no início do milénio foi este o resultado:


Se com 18 anos a minha filha me diz que vai casar... nem sei do que sou capaz!
Hoje vejo estas fotos e vejo o quanto eramos imaturos, duas crianças em início de vida com tanto pela frente.



E o meu vestido? Nem sequer tive tempo para escolher, nunca pensei em casar, NUNCA!



O cabelo... a desgraçada da cabeleireira esteve 2h a fazer-me uns canudos lindos no cabelo (que me pintou de ruivo nem sei porquê?) para depois passar uma escova e desfazer o trabalho todo.



Há dias por curiosidade voltei a vestir este vestido... aliás, a minha filha e eu conseguimos vesti-lo juntas. Na altura pesava 63kg, hoje peso 55kg.
O meu marido nem as calças, nem o casaco consegue apertar...


Quem é que te trata bem, quem é?? Ah pois...

30 comentários:

Nil disse...

Nossa,Lucia...já ri muito com esse seu post!!!
Esses homens...afff!Mas gostei da "categoria" da Catarina!Menininha de ouro,viu?O pai deve ter ficado sem o que dizer,ahahah...
E vcs dois tinham carinha de crianças mesmo!
Bj,Nil

Mami ( Sónia ) disse...

Como eram tão novos!!!!
Mas sabes acho que estás mais bonita agora :):)

Sissamar disse...

Deixa lá, acho que isso é a generalidade dos homens! Das duas uma ou nunca o foram ou esquecem-se do cavalheirismo e bons modos assm que se casam!
Mas deixa-me dizer-te que és a mulher vnho do porto!!! Quanto mais velha melhor!!! Não que não estivesses linda, pq estavas, mas agora ainda estás melhor!!! Olha, eu fi ao contrário, quando me casei pesava 55kg, com 1,61m e agora peso 70!!! Depois da gravidez, com aqueles problemas que já te contei e com a toma daquela medicação nunca mais voltei ao mesmo! Sò agora quando estive doente consegui perder 15kg que felizmente não voltei a recuperar como toda a gente agoirava!!!
Beijinho querida e que tenham muitos mais anos felizes!

Patricia disse...

Olá Lúcia!!

Também casei aos 18 e não foi fácil, mas casei-me com meu grande amor e sinto-me feliz por isso :)
Crescemos juntos, como dizes e bem, nestas idades somos miúdos, mas o facto de crescermos juntos, acrescenta muito à união do casal.

Conheço meu marido só pela respiração, hehehe e sou capaz de adivinhar seus pensamentos :)
Nem tudo são um mar de rosas, é verdade, por que casa que não é ralhada não é bem governada, hehehe. Mas o amor acaba por fazer sua parte e acalma os ânimos :)

Minha história de amor é um tesouro para guardar, recordar e dividir com os filhos, mas penso como tu e espero bem que minha prole não se lembre de casar assim tão cedo.

Beijinhos e bom fim de semana.

luarte disse...

O que já sorri com este teu post.
Fico sempre tocada pela autenticidade com que falas e mostras tanto de ti e da tua vida. Como te dás aos outros, àqueles que estão deste lado, sem nada a esconder, sem lirismos, assim como és. Talvez por isso goste tanto de ti.
Não te preocupes que o meu marido também é um despistado de todo o tamanho. Qual cavalheirismo, qual quê?! De vez em quando lá tem uns ataques disso, mas depois passa-lhe. No entanto tem muitas outras qualidades, ninguém é perfeito :)

Como vocês estão tão diferentes hoje do que eram. É certo que tu andas a tratar muito bem o teu marido, mas também não tens razões nenhumas para ficares triste. Hoje em dia estás melhor do que nunca :)
Beijinhos grandes.

Dama das Camélias disse...

Eheheh, pois eu também acho, não é para me gabar mas naquela altura não sei o que é que o jeitoso viu em mim!...
Gosto muito mais de me ver ao espelho hoje.
E ele também, apesar de achar que sempre teve um certo charme ;p))

Patrícia, tens toda a razão na casa ralhada! Por aqui eu também ralho que me farto, e mesmo assim nunca me ouvem. Mas olha que mesmo ao fim de todo este tempo continuou a achar que nunca conhecemos completamente as outras pessoas.

Sissa, essa do vinho do Porto é a minha frase perferida estou sempre a dizer que quando chegar aos 40 é que vou estar no ponto! E tu também vais ver!

Mami... obrigada!!

Beijinhos

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

é tão bom recordar!!!!!

Tb casei 1 ano depois, mas já tinha (?) mais juízo pois eramos mais velhos!!

O meu até é cavalheiro, pouco depois de casarmos limpou-me chuva da cara com um lencinho.
Mas sinceramente prefiro que ele seja pratico. Não fico chateada por não me abrir a porta do carro, mas se me bater se eu levar com uma porta na cara qd estiver carregada de saco, ai já não acho muita piada hahaha

Viva o amor!

Dama das Camélias disse...

Querida Lu, obrigada pelas uas palavras!

De facto sou assim mesmo, uns dias mais animada que outros, mas não vale a pena fingir ser quem eu gostaria de ser.
Gostava de ser mais controlada e menos faladora, também gostava de não ser tão rigorosa com o meu marido e não exigir o cavalheirismo de outros tempos... mas sou assim mesmo!

Gostava de ser rica e vir aqui mostrar os meus "sapatos novos" todos os dias, mas não. Sou mais uma vitima do estado geral deste pais, bolas!

Tu ao que já me contaste tens um Maridão, desejo-te as maiores felicidades.

Gaspas, eu se tivesse sido mais ponderada poderia ter mais juizo! Mas agora não me arrependo, já lhe disse que haviamos de casar outra vez... estou à espera de um pedido formal, com um grande brilhante no meio da mousse de chocolate, ehheehhe.

Beijinhos

Formiguinha disse...

Eram mesmo novos, e tu eras tão diferente nem pareces a mesma. Acredita que estás muito melhor.:)

Eu sou como tu romântica por natureza e o meu marido em parte conquistou-me pelos seus actos de autêntico cavalheiro.

Hoje em dia já não é tão romântico mas continua a ter atitudes que me surpreendem pela positiva.

Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha

PINTA ROXA disse...

Pois eu sei como é, eu casei (ou casaram-me) com 17 anos, aos vinte já tinha tido dois filhos. Agora ninguem casa tão cedo....
Quanto aos homens, acho que a maioria é assim como o teu..
Beijokas bom final de Semana.

Anónimo disse...

DANIELA

Já me ri tanto com este post, pelo teu bom humor, pela tua transparência, pela tua sinceridade, e pelo grande ser humano que vamos conhecendo aqui na tua casinha.

Vocês eram muito novos, realmente, mas cresceram juntos, amadureceram, passaram por provas e provações, aprenderam a lutar por vocês e a serem uma família, e por isso estão de parabéns. E ainda tiveram essa boneca ruivinha para ser a cereja no topo do bolo.

Um casamento não é fácil, mesmo para quem casa mais tarde, há sempre diferenças, os problemas fazem parte da vida, e quantas vezes os casais não aguentam os problemas e separam-se, porque só querem viver num mundo cor-de-rosa e perfeito? Isso infelizemnte não existe, faz parte do nosso percurso passarmos por isso, das duas uma, ou acaba com um casamento ou ele tem força e aguenta apesar de custar, e se ele for forte aguenta, pode vergar mas não parte, passa pelas provas e sobrevive (pode até ficar esfarrapado, mas recupera), e atendendo a vossa idade, só tenho de vos tirar o chapéu, porque se aguentaram as dificildades normais de um casamento tão novos, é porque a vossa relação tem bases sólidas e vai aguentando os furacões. Se calhar estavam mesmo destinados um ao outro, pensa nisso. São uns vencedores, para mim um grande casamento não se avalia por ter problemas (porque existem), mas por os conseguir superar e aguentar, e aprender com eles. Os que dizem que é sempre tudo perfeito, esconde debaixo do pano o que se passa, conheço casos desses, em que se vende uma imagem de perfeição conjugal por orgulho, para mostrar aos outros que são melhores, quando isso não corresponde a verdade.

Não tens de ter vergonha das vossas etapas, pelo contrário, olha para elas de outra perspectiva, foi duro mas aguentamos, é porque alguma forte nos une. :) A culpa é tua de estar para aqui a esvrever, escrever, inspiraste-me, hi, hi.

Agora quanto a ti, acho que já eras bonita nessa altura, mas vê-se que ainda estavas em crescimento para deixares de ser a menina e transformares-te na bela mulher que és hoje. A idade fez-te bem, estás muito mais bonita, mais radiosa e mais segura, a Sissa tem razão és como o Vinho do Porto, e olha que poucas mulheres têm essa faculdade. :)Toca a inchar o ego feminino, que estás lindaaaaa como mulher.


Quanto ao cavalheirismo, acho que os homens devem ser todos passados a pente fino ( o meu tem momentos), e não deve ser coisa que eles mantenham muito tempo, acho que o sentido prático que eles tinham de ter no tempo da pedra se mantém, e o cavalheirismo da idade média foi-se com a evolução, devia ser um gene fraco, não aguentou as mutações. E se calhar, tu viveste nessa época e às vezes sentes falta disso, e porque toda a mulher adora esses miminhos. Quem não gosta? E o teu vestido (acho que para a época que casaste estava super in) fez-me lembrar exactamente essa época, tem um ar de vestido de princesa medieval, hum... acho que é mais um indício de que se calhar foste uma dama nobre antiga... :) E ele também está melhor com a idade. Também acho o mesmo do bebé, hi, hi. Estás a ver somos umas sortudas, já viste se fosse o contrário?


Não te estejas a martirizar com o seres assim ou seres assado, ninguém é perfeito, mas o importante é que apesar dos nossod defeitos consigamos ser boas pessoas, verdadeiras e com coração, que é sem dúvida o teu caso. E gosto mais que venhas aqui mostrar a pessoa que és, a grande mulher e mãe, do que este lindo blogue se tornar num meio de exibicionismo pessoal da capacidade económica de comprar vestuário e calçado, como se vê por aí (de pessoas tão vazias), porque o dinheiro não compra os valores humanos que tu tens (claro, que se também mostrares sapatos e roupa vou gostar, porque te vai fazer feliz, já que são miminhos que nós gostamos de ter de vez em quando).

Desculpa o jornal, mas senti que estavas a precisar de umas palavrinhas sinceras e amigas.

Muitos beijinhos

HSS disse...

Nossa, casou novinha e eu com quase 21 achei que casei cedo.
Então está a se cuidar e muito bem, bem mais magrinha, mas com certeza mais bonita!
É incrível como hoje em dia as mulheres estão a ficarem mais bonitas com o passar dos anos, mas o importante é ser feliz, e isso é que faz um bem danado!!!!
Bj e que o casal continue unidos por muitos e muitos anos.
Felicidades para toda a família!
Bj

Vera disse...

Ai os homens, ai os homens. Bem, eu até nem me posso queixar muito, embora ele não em abra a porta do carro e tal, mas tem alturas em que é um cavalheiro...nem sempre, enfim :(.
Eu também casei com 18 anos (juntei-me aos 17). Devemos ter +/- os mesmo anos de casadas.
Beijinhos

Deusa disse...

Lucia,

Mas você oficou simplesmente linda de noiva,o cabelo esta lindo,o vestido é maravilhoso,simplesmentelindo...mas vou te contar....são mesmo duas crianças,novinhos demais.
O vestido que mais gostei foi o último,simplesmente lindo,combinou demais com o sapato e o colar,achei super elegante,com certeza o último.
Mas os dois outros são lindos também,a melhor coisa é ter vestidos de festa sempre prontos e arrumadinhos no guarda-roupas.
A bandeja ficou linda,você faz milagres...nunca vi...parece mesmo que nasceu para isto.
Beijinhos
Deusa

Sini disse...

O meu também não é muito cavalheiro, mas como disse a luarte e muito bem, ninguém é perfeito! E tem outras coisas que compensam! :)

E sinceramente a frase do vinho do Porto cabe-te a ti que nem uma luva! :))

Betty disse...

Olá Lucia,
Já algum tempo que sigo o teu blog e gosto muito não há um dia que não vá espreitar e há pouco tempo criei um mail e um blog para puder comentar.Quando puderes espreita o meu e dá a tua opinião - http://tudoaomeujeito.blogspot.com.
Posso te dizer que estás como o "Vinho de Porto"- quando mais velha melhor, não sei quantos aninhos vocês tinham mas via-se perfeitamente que eram muito novinhos. Eu também casei em 2000 com 21 anos e nunca me arrependi
Em relação a cavalheirismo, o meu marido tem dias e se lhe chamo a atenção de alguma coisa ainda me responde "vocês não querem direitos iguais" mas depois em noutros dias é um querido e faz esquecer tudo o resto e na verdade o que interessa é sermos felizes.
Bjs
Betty

Tempo disse...

É uma bela história sim senhora, casaram novos mas aprenderam juntos, e isso é muito importante.
Beijinhos e muitas felicidades!

Bricolar e Poupar disse...

Fazes me rir...
Eu imagino que vocês devam ser um casal muito divertido :)
Estão mais giros agora, os dois!
Mas isso de falta de cavalheirismo é geral ;)
beijinhos

amora disse...

Olá Lúcia :)

Realmente ouvimos dizer que as mulheres não se cuidam... Em mais de 10 anos de casamento o meu marido engordou mais do que eu. Abrir a porta do carro, para eu entrar, não me lembro dele fazer, mas faz umas pizzas deliciosas, para engordarmos todos!

Felicidades!

Inês disse...

Tão novinhos!!!
E tu!!! Estás bem meeeelhoooor agora!!
Eu nunca casei, sempre disse que casamentos são para os advogados...Sou como tu, uma romântica eterna, às vezes dou por mim a assistir a casamentos e dá-me cá uma vontade...Mas enfim!!!
E pelos vistos, o meu homem sofre do mesmo mal que o teu! Muitas vezes quando vamos às compras e quando levamos o miúdo para a escolinha olho para ele e vejo-o de mãos a abanar e eu com 47 kg é que vou com o miudo ao colo e super carregada!!! Epa irrita-me tanto!!! Enfim...desabafos que de vez em quando temos que dar!!
Beijinhos grandes

Velud'arte disse...

Que história engraçada... já tinha saudades dos teus contos... Eram tão jovens, mas estão de pedra e cal, e muitos parabéns por isso!

Velud'arte disse...

Bem mulher, tús és como o vinho do Porto!
Beijoca.

Dama das Camélias disse...

Eu a pensar que só o meu marido era um genteelman, afinal há outros iguais... Ehehehe, são mesmo todos iguais, o que nos vale são as coisas boas que nos dão em troca.

Realmente casámos muito, muito cedo, mas fico contente por saber que não fui a única maluca! Algumas de vocês fizeram o mesmo.

Pinta Roxa, aos 17??! E já com dois rebentos ãh? Isso é que foi.

Daniela, és uma querida e eu já tinha saudades desse levantamento que tu me dás ao ego, eheheheheh!

Já disse aqui no blog que eu e o meu "marido" somos divorciádos, e é bem verdade. Actos de quem não aproveitou a juventude e não estava preparada para um passo tão grande, divorciámonos em 2006 e estamos juntos novamente há 4 anos.
Quando eu digo que a minha vida dava um filme é pura verdade!

Enfim nem tudo são rosas, mas se algo mais forte não falasse hoje não estavamos aqui.

Há dias mostrámos as fotos de casamento a uns amigos, a reação deles foi notória: " O que é que vocês viram um no outro?? Que diferença!"

Ahahahaha!

Hoje sinto-me muito melhor, muito obrigada a todas pelos elogios.

Fico contente por vos fazer rir, e adorei a vossa expressão do vinho do Porto, porque é uma frase que uso muito, ehehe.

Grandes beijinhos a todas e obrigada pelos vossos comentários.

alziravieira1323 disse...

Ai lusha, tu és de mais... quase que mijava de tanto rir!
olha filha...tu és mesmo como o vinho do Porto...com os anos tás MUUUiiito melhor
agora o jeitoso...parecia mesmo um...catraio...
mas olha que ele também é tipo vinho do Porto...tá muito mais giro...um pão!
os dois fazem um lindo casal...imagina daqui a uns anos...ainda ides ficar mais borraichos(é assim que se escreve??)
Beijufas

Cor de Chá disse...

O vestido fez-me lembrar o da princesa Diana :) Recebeste o meu mail? Bjs!

Ideias No Sotão disse...

Casáram mesmo novos!E que tal voltarem a casar?! Ia ser giro, não?! Grande diferença!!! Pra melhor, claro! Bjs

Dama das Camélias disse...

Cor do chá... o meu vestido e o da Diana era uma réplica, ate no preço ahahaahahhah!!!!

Eu vi o email e já respondi, espero mesmo que andes animada!

Ideias no sótão, eu estou à espera do anel de brilhantes... até lá não há nada para ninguém!

;p))

Beijinhos

Carla disse...

Acho que aos 18 anos, ninguém tem ainda maturidade suficiente para uma relação séria... e vocês pareciam mesmo novinhos. E eu nessa altura também, caramba!

Agora que falas em cavalheirismo, pensei em mim própria.
Não ligo nada a que me puxem a cadeira (na verdade, não gosto que me façam isso), ou que me abram a porta do carro (acho que iria ver isso como se o meu marido se estivesse a rebaixar...). A única coisa que me faz sentido, é o segurar da porta: seguro-a para qualquer estranho, e espero o mesmo dos outros. Também o sentar depois, é educado: os apresentadores de talkshows têm o hábito de sentar depois do convidado, mesmo que seja homem.

Eu só espero mesmo, é que ele me ajude com sacos pesados se estiver de mãos a abanar!

;)

Dama das Camélias disse...

Olá Carla,
eu não acho nada que eteja a rebaixar o meu marido por isso! Como é obvio não queria que me abrisse a porta do carro todos os dias (...então com a quantidade de entra e sai cada vez que vamos a algum lado era imposssível!) mas naqueles dias especiais sabiam mesmo!!

Mas olha que vendo as fotos tu nem mudaste muito, já eu...

Beijinhos

Baunilha disse...

simplesmente, adorei o post!