terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O milagre da minha vida

Como já contei aqui, eu sempre achei que não podia engravidar. Como não sou menstruada à partida não faria ovulação.
Depois de dois anos de casada, sem quaisquer contraceptivos, nunca aconteceu... até aquele dia.
Tal como agora não estávamos à espera, mas a Catarina (apesar de ser uma curta gravidez de 4/5 meses) foi muito desejada.

1º ANIVERSÁRIO


No dia 18 de Agosto de 2002, andava eu "redonda", quando pela madrugada me levantei para ir à casa de banho. Lembro-me de ir muito ensonada e quando achava que tinha terminado... continuou a correr.
Pensei logo "Bolas, olha se me tivesse levantado!"

Voltei a dormir, o jeitoso foi trabalhar e eu fiquei por casa. Depois de almoço fui ao supermercado com a minha sogra, a pé, a conversar, 15 minutos para cada lado.
Depois das compras feitas, estava novamente "aflitinha" e tinha mesmo que ir... quando chego sinto-me novamente molhada. Exactamente como desta vez.

A minha sogra, super preocupada: "tens que ir já para o hospital, vamos chamar uma ambulância.." - e eu só pensava que ela devia estar doida., tanto pânico para quê?

Fui para casa com a cabeça a estoirar de tanta aflição e nervos que me estavam a pôr. Nem sequer telefonei ao meu marido, tomei banho, fiz a depilação toda depilação, e arranjei-me para esperar por ele.

Ele com 20 anos, conduzia como um profissional há bastante tempo, mas ir de carro para Lisboa... sem carta era perigoso, fomos ter com o meu sogro que se prontificou imediatamente em ir connosco.

Eram 18h em ponto quando me sentei na sala de espera do hospital, e olhei para o relógio. Lembro-me de pensar "Agora a que horas é que eu saio daqui? Ainda por cima fim de semana..."
O médico chama-me de imediato (eu toda contente), e quando me observa, pergunta:
- Então há quanto tempo foi o rebentamento?
- Qual rebentamento?
- A menina já perdeu as águas e tem uma dilatação de 4 dedos.
- Olha agora? Então só pode ter sido quando fui à casa de banho de madrugada...
- De madrugada?? E não tem dores? Olhe que é uma felizarda!

Felizarda, estava eu a pensar naquela altura, já não saio daqui e ele diz que sou feliz....

Vou ter com o meu marido que aguardava com o meu sogro e digo-lhes.
Subo para o piso de cima, estou deitada, ligada ao CTG, às 20h, o meu marido pergunta quanto tempo vai demorar, e a enfermeira responde: " Tanto pode ser uma hora, como um dia" .

Dali a uns 10 minutos já eu rebolava cheia de dores e "com a mania" que não queria epidural nenhuma.
Até que aparece um senhor com umas barbas enormes, brancas, assim como o cabelo ( com aquele aspecto de cientista maluco) que me diz que a epidural é a bênção do século, blá blá blá. Quando ele terminou eu já implorava pela dita epidural!

Chega uma médica que me pede para colocar em "posição de gata assanhada" e eu pergunto: O QUÊ??
- Ponha-se como uma gata assanhada, chegue os joelhos o mais possível ao queixo.

Como é que uma grávida cheia de dores, em trabalho de parto consegue se curvar daquela maneira?

Lembro-me ainda de me dizerem que só iria sentir mais uma ou duas contracções e depois podia descansar. Dito e feito. A partir dali não senti mais nada. O meu marido já queria jogar às cartas, estávamos ali os dois a olhar um para o outro, a conversar e a pensar em tudo o que nos estava a acontecer. Acho que até ali ainda não tínhamos a ideia do que iria modificar as nossas vidas.
Um tempo depois, não sei precisar quanto, as dores voltaram e deram-me o reforço da epidural.

Eram 22h horas quando passa uma enfermeira e me pergunta se já me tinham feito "o toque".

- Qual toque?
- Não lhe tocaram ai em baixo?

Assim que ela espreita começa a gritar pelos médicos.
Heis que aparecem 12 médicos (alguns estagiários) tudo ali a olhar para a "prima" e eu muito parva sem saber o que se passava. A Catarina tinha a cabeça de fora e estava já em sofrimento, eu com duas epidurais não sentia exactamente nada. A força que eu fazia não era correcta e a médica cortou a pele, para ajudar, não conseguindo rasgou a pele até à perna (nesta altura vejo o meu marido olhar para mim com um ar completamente atónico, por ver que nem um "Ai" disse).
A doutora pediu os ferros, quando entrou o "cientista" e disse que não era preciso mais nada. Colocou-me a mão na barriga:
-Quando eu disser faz força. Um, dois, três!


A Catarina saiu como um golfinho a escorregar, eram 22:13h quanto mais vontade eu tinha de chorar menos conseguia respirar, com os tubos de oxigénio no nariz.

Foi o primeiro milagre da minha vida, agora espero pelo segundo. Só peço que seja tão, ou mais rápido que a Catarina, detesto hospitais e só quero vir para casa.


Levei 40 pontos, exteriores (os interiores a médica disse que não valia a pena contá-los...).
Os primeiros 11 dias não me consegui levantar com tantas dores, disso lembro-me perfeitamente.

Hoje olho para trás e passava por tudo outra vez, valeu bem a pena e afinal nem fui das mães que mais sofreu para ter o seu filho nos braços.
A Catarina foi sempre um bebé tranquilo, não chorava muito, as noites eram santas, e até hoje nunca nos deu muitos problemas.

Como será a Vitória?


Desde já o meu muito obrigada a quem teve a paciência de ler isto tudo.

33 comentários:

Le bonheur de la cuisine disse...

Ola Lucia, comecei a seguir o teu blog a uns dias, e digo k tou a gostar muito.
Pois a vida é feita de milagres, tambem vou ser novamente mãe ja na proxima segunda feira, mas desta vez de um menino, ja tenho uma menina, e um menino.
No a vida tras-nos surpresas k nao estavamos a espera e no meu caso foi isso k aconteceu, até pk eu ja tinha fechado a tasca.
Confesso k fiquei assustada com esta gravidez até pk ja tenho 39 anos, mas tem estado a correr bem.
Desejo-te muita sorte pro tempo k te resta de gravida.
E continua assim tens um blog fantastico.

Sonia disse...

quase me corria agora uma lagrima a ler-te -sortuda e felizarda sim senhora -POis do miguel ninguem em ofereceu epidural nenhuma -e eu depois de algumas horas estava pronta a mandar o marido janela fora-Já do joao fui abençoada pela epidural e da Carolina tb (cesariana a epidural é lindoooo)
Mas a verdade é que esquecemos tudo quando olhamos para aqueles rostos lindos e tão nossos -é uma bênção.
Momentos que nunca esquecemos -oh pra eu pronta para uma quarta lol- fechei oficialmente a fábrica-ou era mulher para ter 6filhos .
Beijinhos

Sissamar disse...

Os filhos são sempre uma incógnita, mas espero que a Vitória seja tão calminha quanto a Catarina!
Realmente, 40 pontos é obra! Eu não levei um único ponto, não precisei ehehehehe, mas ao contrário de ti, a minha epidural não pegou, disseram-me que deve ter sido mal dada e o liquido precioso não entrou onde devia. O certo é que senti tudo, e até fui eu que tive de dizer ao meu marido para chamar o parteiro pq já sentia a cabeça da menina, queria fechar as pernas e já não conseguia! Lá veio ele mais uma auxiliar muita apressados! Mas em compensação depois não tive o desconforto dos pontos, andava lindamente como se não tivesse passado nada!!!
Beijinho linda!

Cris and Crafts disse...

A Vitória vai chegar ao mundo de forma tranquila e rápida para que tanto tu como ela possam ficar muito felizes. É que vou desejar para vocês. Bjs

Mi Hernandez disse...

Ai, que lindo.Lúcia, só quem é mãe sabe o que é uma gravidez e um pós parto.Que Deus abençõe muito o nascimento da Vitória,que seja bem tranquilo.Besitos

Dama das Camélias disse...

Sissa, bem, não imagino as tuas dores no parto, mas só o facto de não teres levado pontos e andares como se nada fosse, deve ser um alívio!

Dama das Camélias disse...

Obrigada!! Assim espero que seja... :)

Dama das Camélias disse...

É verdade Mi, no final vale tudo! Então quando vemos aqueles sorrisos desdentados, ehehe.

Dama das Camélias disse...

Ahahah, Sónia isso é que é vontade!! Eu ainda tinha mais um(a), mas a vida não está para isso...

Cesariana, também já ouvi dizer que não é fácil, ainda temos que lá ficar mais tempo, nao é? Hummm, mais vale o parto normal, e vir para casa depressa!

Dama das Camélias disse...

Olá! Obrigada pelas tuas palavaras :) fico contente que estejas a gostar deste cantinho.

Desejo-te as maiores felicidades e que corra tudo pelo melhor, nessa hora apertada. Também já tens a experiência :) e como costumam dizer, "três foi a conta que Deus fez" eheh eu também não me importava. Em casa dos meus pais éramos sempre 5 pessoas à mesa (eu e os meus dois irmãos)e era uma casa divertida (com tudo o que isso implica - gritos, zangas e confusões), hoje tenho saudades.

Beijinhos e depois espero notícias :)

Velud'arte disse...

Ai, que até estou de lágrima no olho :)
Bela história para recordar :) Acabou tudo em bem, nasceu uma menina que é linda linda!
Agora com a Vitória talvez seja melhor, já tens a prática, já estás psicologicamente preparada... Quer dizer, por vezes a ignorância até é a melhor amiga nesses casos... Bem, seja como for, vai ser rápido, e outra princesinha bonitona vai nascer para fazer de ti uma mulher ainda mais feliz:)

An@ disse...

E ainda dizem que não há milagres!!!
:)

Eu da minha filha levei 3 epidurais e nasceu a Forceps!
Foi horrível e ao mesmo tempo inesquecível.
Sei lá... uma mistura de emoções!

Vamos todos torcer para que tudo corra bem, que a vitória nasça com saúde e não faça a mãe sofrer muito! eh eh

Beijokas
Um dia feliz

Anónimo disse...

Parabéns Lucia dava uma grande iscritora consegue passar para o papel e transportar para nós leitores do seu testemunho a perfeiçao do seu milagre da vida bem haja é com certeza uma grande mulher

Formiguinha disse...

Olá Lúcia:)

És mesmo uma mulher abençoada, as tuas filhas são um autêntico milagre.
Quando tive o meu filho, foi de parte normal e sem epidural, passei "as passas do Algarve". Ele lembrou-se de nascer na madrugada de segunda-feira, rebentou-se "as àguas" às 2 da manhã mas só nasceu às 11h20m. A maternidade estava literalmente a dormir e estive a sofrer até de manhã. Também levei muitos pontos que infecionaram o que fez que ficasse internada oito dias, mas não me queixo porque o ambiente no hospital sempre era mais tranquilo que em casa.

Desejo-te as maiores felicidades e que tenhas uma hora pequenina para a tua Vitória vir alegrar ainda mais a vossa vida:)

Beijinhos da Formiguinha que não consegue comentar de outra forma;
o blog está maluco outra vez:):):)

Formiguinha disse...

Olá Lúcia:)

És mesmo uma mulher abençoada, as tuas filhas são um autêntico milagre.
Quando tive o meu filho, foi de parte normal e sem epidural, passei "as passas do Algarve". Ele lembrou-se de nascer na madrugada de segunda-feira, rebentou-se "as àguas" às 2 da manhã mas só nasceu às 11h20m. A maternidade estava literalmente a dormir e estive a sofrer até de manhã. Também levei muitos pontos que infecionaram o que fez que ficasse internada oito dias, mas não me queixo porque o ambiente no hospital sempre era mais tranquilo que em casa.

Desejo-te as maiores felicidades e que tenhas uma hora pequenina para a tua Vitória vir alegrar ainda mais a vossa vida:)

Beijinhos da Formiguinha que não consegue comentar de outra forma;
o blog está maluco outra vez:):):)

Sonia disse...

sim Cesariana -são 4dias .
Sim a vida não permite e a cabeça tb não-eu fico doidinha com eles são uns loucos

Tixa disse...

Ai querida, não sei se estes relatos me metem medo ou acalmam, nesta altura ha tanta coisa que me passa pela cabeça e depois a net só serve para criar macacos na cabeçinha...lololol, mas logo veremos.
A tua Vitória e o meu Martim vão nascer bem e ser saudavei e isso é o que mais interessa.
bjinhooooossss

Su disse...

Que grande mãe :) fiquei sem palavras e muito comovida com o teu testemunho. É uma linda história de amor. A tua história.
Parabéns mãe e vai ser um parto maravilhoso o próximo que aí vem.

Beijinho imenso para ti minha querida

Dama das Camélias disse...

Bolas, 3 epidurais? E pegaram ao menos ou foi como a Sissa?! Eheheh, vale sempre a pena. As dores passam e eles ficam :)

Dama das Camélias disse...

Obrigada, eheh fico muito contente com esses elogios!

Dama das Camélias disse...

Oh Formiguinha, ainda sofreste um bocadinho... Deve ter sid por isso que ficaste-te pelo filho único ;p)
Obrigada!

Dama das Camélias disse...

Obrigada! Deixa saudades não é?

Dama das Camélias disse...

Nãaah, vai correr tudo bem, vais ver! Felicidades para o que resta da gravidez e quando tiveres o Martin nos braços esqueces esses macaquinhos todos :)

Anónimo disse...

Li o que escreveste e enquanto lia só conseguia recordar-me do dia em que tive a minha princesa.Realmente esquecemos um pouco aquilo por que passámos e o que mais recordamos é o momento em que vemos aquele ser pequenino pela primeira vez,em que o sentimos nos nossos braços. Lembro-me tão bem de pegar logo nela,toda molhadinha e rouxa e eu e o meu a chorar tal era a felicidade que sentiamos.É indescritivel.
Obrigada por me fazeres recordar este momento ao mesmo tempo que visualisei na minha mente tua história.Deixa mesmo muitas saudades.

Adorei chegar ao fim e ler o que escreveste em letras pequeninas.Só me deu para rir. :) És realmente uma pessoa muito querida.
Beijinhos e feliciades,é o que vos desejo.

Nessa

PINTA ROXA disse...

Depois de muitas tentativas para entrar no teu blog, hoje consegui.
A tua historia de nascimento fez-me lembrar a minha primeira vez que fui mãe.
Acordei toda molhada, estava só com o meu pai em casa dele (andavamos em dudança de casa e a minha mãe ficou na minha casa com o meu ex nas arrumações) bom eu que tinha na altura 19 anos fui bater á porta de uma vizinha a perguntar o que era aquilo, que estava toda molhada, o que fazia agora.
Claro que ela mandou eu acordar o meu pai e ir ao hospital.
Ás 6 da tarde nasceu o meu menino que se fosse vivo faria dia 24 deste mês 28 anos...
Agora já sabes e vais ver que a segunda vez já fazer "isso" com uma perna ás costas.. (ou será uma perna para cada lado..??) :) esqueçe lá chegou a parvoiçe..
Beijos grandes
Outros tempos em que quase nada se sabia

Kikas disse...

Alooooooooooooo,

Já revivi os meus partos, também levei epidural, não senti nada, pior foi depois da anestesia passar não me conseguia sentar( sairam "azeitonas" da força que fiz)e eu inocente pensava que era dos pontos que tinha levado. a 2ª foi cesariana com epidural, ão custou nada e os pontos depressa passaram.
Agora o que eu gostei de vêr foram as fotos, exactamente iguais como eu tenho do meu 1º filhote, também com legendas. As caras dos respectivos a pegarem nos bébés com a cara mais protectora do mundo. Tou a ficar velha....
snif, snif
A Vitória vai nascer linda e vai adorar a familia que tem cá fora à espera dela

Beijinhos
Inês

Dama das Camélias disse...

Pois eu também sei o que são as azeitonas.... coisas de mãe, né? E ao que me parece a operação também não é nada fácil. Inês, as coisas que tu me fazes aqui falar!!!

:)

Dama das Camélias disse...

Obrigada :))
Realmente é uma sensação indescritível! Eu feita parva pus-me logo a contar os dedos das mãos para ver se era perfeitinha, ahahah! Lembro-me que vinha a fazer aquele "cu de galinha" com a boca, e a médica na brincadeira perguntou-me o que é que eu queria comer que não comi?

São coisas que nunca mais se esquecem.
E mais uma vez... obrigada!

Patricia disse...

As histórias de partos são várias, umas melhores que outras, não vale à pena relembrar os meus, mas era capaz de passar por tudo novamente, claro!
Meus filhos são preciosos e o facto de serem perfeitos é uma benção.

Vai correr tudo bem Lúcia, no segundo estamos mais preparadas, já sabemos o que nos espera. Os filhotes não podem ficar a vida inteira no barrigão, por isso...aguenta-te à bomboca :)

Beijinhos.

An@ disse...

Fizeram efeito sim: foi um alivio!

Mas cada vez que era para fazer força... ela nada de sair, encolhia-se toda para não sair!

E estive assim horas e horasssssssss
Até resolverem tirá-la a forceps!

Cesariana é que não!!! Claro, não eram eles que estavam a sofrer!!!
:(

No fim... tudo ficou bem

Sónia disse...

Adorei ler!!!!
É tão giro ver como eras tão nova e não fazias ideia do que estava a acontecer! Ainda bem que correu bem. Espero que desta vez corra bem melhor e que não seja necessário cortarem-te toda dessa maneira.
Beijinhos grandes e parabéns!!!!

Dama das Camélias disse...

Obrigada Sónia, assim espero! Desta vez já estou por tudo, só não quero é ter dores :)

Beijinhos

ArtiKoisas disse...

Olá Lúcia! Já li o teu blog duma ponta á outra, e deixa que te diga que és uma mulher com muita sorte! Tens ideias muito boas, e o melhor de tudo uma familia linda :) Que corra tudo bem!

Beijinhos,
Bárbara